sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ovino também é lã. Conheça Lã Pura

A ovinocultura não é só cordeiro, só carne, também é lã, que dá bom rendimento aos criadores de ovinos apesar da queda do preço internacional. O artesanato como transformador da realidade social de mulheres de áreas rurais. Com essa perspectiva, a Cooperativa Lã Pura atua em três municípios do Rio Grande do Sul e é uma das indicadas ao Prêmio Top 100 de Artesanato – edição 2008. O reconhecimento, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) foi entregue dia 13 de maio, no Pier Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro.Composta por 28 mulheres distribuídas entre as cidades de São Borja, Uruguaiana e Santana do Livramento. O grupo produz acessórios com lã e crina de cavalo. São produzidos brincos, colares, mantos e cachecóis. “Nesta região há uma tradição antiga de criação de ovelhas e cavalos e de aproveitamento da lã e da crina”, conta Elsa Pozzobon, uma das cooperadas e que atua com esse tipo de confecção há quase 30 anos.
Para a cooperada, a criação da Lã Pura revigorou a atividade das mulheres artesãs da região. “Quando a gente trabalha em conjunto, ganha mais força. Temos mais condições para barganhar, tanto na compra da matéria-prima quanto na venda dos produtos”, afirma. E conta que antes do trabalho com a entidade, as artesãs vendiam as peças apenas em seus municípios. Hoje, o cenário é bem diferente e viajam para mostrar seu trabalho durante eventos em cidades como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Isso tornou-se realidade devido às ações do projeto como o apoio à presença em feiras e às capacitações em temas como design, vendas, formação de preços e atendimento ao cliente. Na opinião de Elsa, sem se profissionalizar, o artesão corre o risco de não se desenvolver. “Trabalhamos sob orientação de um designer, o que nos ajuda a melhorar nossos produtos. Se você não se profissionaliza, pode parar no tempo”, observa.
A Lã Pura vende cerca de 300 peças por mês. Seus produtos podem ser adquiridos nas feiras em que as artesãs participam, num posto de vendas do Mercado Público de Porto Alegre, e pela internet, no site www.lapura.com.br. A cooperativa já exportou para países como Estados Unidos, México e Venezuela.
Elsa Pozzobon comenta a participação da cooperativa no Top 100 do Sebrae. “É uma emoção grande e demonstra que vencemos etapas. A indicação significa um reconhecimento para o esforço de todos”, afirma. Na opinião dela, participar do Top 100 também divulga a cultura do Rio Grande do Sul. “Nosso produto leva a imagem do nosso Estado”, diz.
A Lã Pura surgiu há quatro anos, por meio do Projeto Talentos do Brasil, parceria entre o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A cooperativa tem sede em São Borja e também funciona em Uruguaiana e Santana do Livramento.
O projeto Talentos do Brasil é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), em parceria com o Sebrae Nacional, Caixa Econômica Federal e Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), com o objetivo de possibilitar a troca de conhecimentos, valorizando a identidade cultural dessas mulheres manufatureiras, promovendo a geração de empregos e agregando valor aos seus trabalhos, por meio da moda.
Em janeiro, o Lã Pura lançou sua nova coleção, na 14ª edição do Fashion Rio. O grupo recebeu, em 2008, a consultoria do estilista mineiro Ronaldo Fraga. O profissional, reconhecido em todo o País, desenhou, em dezembro de 2008, a linha de produtos para o inverno 2009. Na nova coleção, que conta com 50 peças, as artesãs continuaram o trabalho com lã e crina de cavalo, mas sobre bases de tecido, como o algodão, por exemplo.

Um comentário:

Solange disse...

sou artista têxtil em fios industrializados e estou querendo me aventurar em lã crua, mas preciso encontrar matéria prima com custo baixo pois não tenho capital. me informaram que em livramento se faz compras de lã em velo com preço justo. peço alguma dica. grata. solange banda