sexta-feira, 29 de maio de 2009

VI Concurso do Espumante Fino Brasileiro

Empenhada em promover o espumante brasileiro, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) acelera seus trabalhos para a realização do VI Concurso do Espumante Fino Brasileiro. O evento, que será realizado de 4 a 6 de agosto, conta com o apoio da Câmara de Indústria e Comércio, Prefeitura de Garibaldi e Fenachamp.
Esta é uma excelente oportunidade de intercâmbio profissional e tecnológico, onde a maior motivação é a troca de experiências, o convívio e, principalmente, a certificação pela ABE dos melhores espumantes participantes, alicerçada pelo julgamento dos maiores experts a nível mundial. O evento fará parte da programação oficial da Festa Nacional do Champanha que ocorrerá de 1º a 25 de ouutbro de 2009, em Garibaldi (RS).
O Brasil vem se destacando no cenário mundial de espumantes, tendo obtido prêmios em concursos realizados no mundo inteiro. Os espumantes elaborados por vinícolas de todas as regiões produtoras brasileiras têm alcançado o reconhecimento internacional e a preferência dos consumidores no mercado interno. O Rio Grande do Sul tem na Serra Gaúcha a maior produtora de vinhos espumantes do Brasil, uma região que se destaca pela sua vocação para a elaboração do produto com personalidade própria.
Este trabalho tem a finalidade de conhecer melhor o produto nacional e consolidar os processos de melhoria e reconhecimento de sua qualidade, buscando, ainda, divulgação e incentivo ao conhecimento e à apreciação dos espumantes e da vitivinicultura regional.
A intenção da Diretoria Executiva da entidade, é de ultrapassar as 144 amostras inscritas por 50 vinícolas na edição anterior, realizada em 2007. De acordo com o presidente da ABE e do Concurso, Carlos Abarzua, ao promover este evento a Associação está contribuindo para a promoção e valorização do espumante brasileiro. “Estamos destacando a qualidade dos nossos produtos e, com isso, incentivando as vinícolas a continuar investindo em melhorias”, destaca.
Os espumantes serão avaliados por um painel de degustadores formado por enólogos e experts indicados pela própria instituição. Somente serão aceitos espumantes naturais provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos e que estejam sendo comercializados normalmente pelas vinícolas. Cada empresa participante deverá entregar, juntamente com a ficha de inscrição do produto, seis garrafas por amostra na sede da ABE (Rua Matheus Valduga, 143), em Bento Gonçalves, sendo que o prazo limite encerra no dia 10 de julho.
A divulgação dos resultados e entrega da premiação ocorrerá no dia 6 de agosto. Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% entre os inscritos, conforme normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional dos Enólogos (UIOE). O regulamento, ficha de inscrição e todas as informações referentes ao concurso podem ser obtidas no site www.enologia.org.br.

CATEGORIAS

- CATEGORIA I
ESPUMANTES DE SEGUNDA FERMENTAÇÃO (Charmat/Tradicional)
Grupo A: Branco
Grupo B: Rosé
Grupo C:Tinto
Sub-grupo 1: Nature
Sub-grupo 2: Extra Brut
Sub-grupo 3: Brut
Sub-grupo 4: Demi-Sec

CATEGORIA II
ESPUMANTES DE PRIMEIRA FERMENTAÇÃO (Moscatéis)
Grupo A: Branco
Grupo B: Rosé

Comissão Organizadora:
Presidente – Carlos Abarzua
Vice-presidente – Christian Bernardi
Comissão Financeira – Dario Crespi
Comissão de Controle de Amostras – Juliano Perin e João Carlos Taffarel
Secretárias – Eliane Cerveira e Adriane Biasoli

Nenhum comentário: