Jornalista Alessandra Casolato manda-me o levantamento completo do sucesso da Expovinis. Alguma coisa já publiquei aqui, mas, vamos ao texto consolidado sobre o que aconteceu em São Paulo naqueles três dias de festa do vinho.
*O ‘Master of Wine’ Dirceu Vianna Júnior foi uma das presenças de destaque *Irmãos Campana lançam campanha do Ibravin. *No Ano da França no Brasil, produtores franceses foram maioria no salão de vinho
Maior evento de vinhos da América Latina, o Expovinis Brasil 2009 superou a visitação do ano anterior recebendo de 05 e 07 de maio um público de 16.500 mil profissionais e consumidores atentos às novidades apresentadas pelos mais de 250 expositores nacionais e internacionais.
Evento estratégico para os grandes players deste setor, o Expovinis Brasil foi marcado pela forte participação dos franceses, que em comemoração ao ‘Ano da França no Brasil’ vieram com uma delegação de 27 vinícolas de Borgonha, Champagne, Côte du Rhône, Alsace, Bordeaux, Caen e Corse reunidas pela Embaixada da França. Ainda deste País, os celebrados róses da Vins de Provence deram mais charme e glamour ao evento.
A 13ª edição do Expovinis Brasil contou ainda com a inédita presença de produtores da Alemanha (Weinexportkontor Baden Wuerttemberg), de importantes investidores estrangeiros da Espanha (região de Castilla La Mancha) e dos já tradicionais blocos de produtores vindos da Itália, Portugal (regiões da Madeira e Lisboa), África do Sul e da Argentina (ProMendoza). Uma das maiores empresas mundiais do setor – a chilena Concha y Toro – também participou, só que desta vez como expositora direta.
“O balanço da organização não podia ser melhor. Os expositores ficaram muito satisfeitos com o nível da visitação e com o aumento dos compradores internacionais como China, Angola e Coréia”, enfatiza Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil. Meirelles também ressalta o forte investimento feito pelos franceses e alemães que procuram recuperar o terreno perdido nas importações brasileiras, “motivo mais que suficiente para os produtores de outros países ficarem atentos e não descuidarem este mercado”.
O encontro, que abre o calendário de vinhos no País, apresentou ainda lançamentos das importadoras Amadiosa, Cantu, Costazzurra, Decanter, Del Maipo, Interfood, KMM Vinhos, Magna Import, Malbec, Obra Prima, Premium, Vinea Store e Zahil, entre outras.
Do Brasil, que este ano participou em ‘peso’ com produtores nos stands do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e Acavitis (Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude), os visitantes puderam apreciar excelentes tintos, brancos, rosés e espumantes. Vinícolas como Miolo, Casa Valduga, Salton e Pizzato também trouxeram seus lançamentos premium.
“Estamos em franca expansão, principalmente no Brasil, nos tornando o principal precursor de importantes negociações entre o mercado brasileiro e produtores nacionais e internacionais”, ressalta Meirelles.
Irmãos Campana abrem a cabeça para os vinhos do Brasil
"Abra sua cabeça, abra um vinho brasileiro". Este é o conceito da nova campanha institucional do Ibravin lançada durante o Expovinis Brasil 2009. Com objetivo de reposicionar os Vinhos do Brasil no mercado interno e promover a imagem da marca no exterior, a campanha tem como ícone um saca-rolhas verde-amarelo criado pelos designers Humberto e Fernando Campana, os mundialmente conhecidos Irmãos Campana.
O novo símbolo dos vinhos brasileiros no País e no mundo não foi escolhido por acaso. “Ele representa a atitude de abrir a cabeça das pessoas para experimentar os vinhos brasileiros”, explica o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.
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