sexta-feira, 8 de maio de 2009

O excelente trabalho do Ibravin

O Instituto Brasileiro do Vinho vem conseguindo uma coisa fantástica no Rio Grande do Sul: unir os produtores de uva e de vinho para uma luta conjunta em defesa do setor e, principalmente, da promoção do vinho no País e no exterior, neste caso com importante apoio da Apex-Brasil. Depois de ter ficado conhecido como uma entidade gaúcha – até porque a maior produção do vinho brasileiro está no Rio Grande do Sul -, agora o Ibravin está partindo para se tornar nacional, com representantes do setor de todo o País.Mas, que é o Ibravin? Criado em 10 de janeiro de 1998, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) reúne entidades representativas dos produtores de uva, cooperativas e indústrias vinícolas. Sem fins lucrativos, tem como missão promover e ordenar institucionalmente o setor vitivinícola, nas questões relacionadas à produção de uvas, vinhos, suco de uva e de qualquer outro produto derivado da uva e do vinho, em todos os seus âmbitos: agrícola, produtivo, de elaboração, técnico, comercial, de promoção, de consumo, estrutural, organizacional, cultural, ambiental, jurídico, legal e institucional.
Na origem da criação do Ibravin, cabe citar a Lei nº 10.989, aprovada em 13 de agosto de 1997, determinando os deveres do Instituto, tais como ordenar a política e regulamentação a produção de uva, vinho e seus derivados no Rio Grande do Sul, estado dono de mais de 90% da produção nacional. Esta lei originou o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), que oportunizou uma fonte de recursos específica para aplicação nas deficiências existentes no setor, dentre as quais destacam-se a fiscalização e ordenamento da cadeia produtiva.
No dia 5 de julho de 2007, foi assinada a Lei nº 12.743, que contemplou a possibilidade de repasse direto ao Ibravin de 25% do montante recolhido pela taxa constante na Lei 10.989. Com isso, o Ibravin se fortaleceu ainda mais como palco por excelência dos debates da vitivinicultura nacional onde as instituições aqui representadas dialogam, em busca do desenvolvimento harmônico do setor.
Para atingir os objetivos já especificados, o Ibravin executa projetos através de convênios com diversas instituições em nível federal e estadual. Os projetos são executados por instituições de pesquisa e/ou consultores contratados ou pelo próprio Instituto. Seu andamento é acompanhado pelo Conselho Deliberativo para o qual conta com proposições técnicas ou pareceres obtidos junto ao Conselho Consultivo. As principais ações são:
Executadas:
* Aprimoramento da qualidade da matéria-prima para elaboração de suco de uva e de vinhos finos;
* Curso de produção de mudas de videira através do método de enxertia de mesa;
* Caracterização dos fatores associados ao declínio e morte da videira;
* Zoneamento Vitícola para o Rio Grande do Sul;
* Apoio à pesquisa, desenvolvimento, ciência e tecnologia;
* Pesquisa de Mercado.

Em andamento:
* Promoção, Divulgação e Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil;
Cadastros Vinícola e Vitícola

Nenhum comentário: