segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sanjo investe em vinícola


Sanjo investiu R$ 5,5 milhões em novos vinhedos e cantina em São Joaquim
Foto Divulgação
..........
O sucesso da produção de vinhos finos de altitude na Serra Catarinense estimulou a Sanjo a investir R$ 5,5 milhões em uma nova unidade vinícola com 2600 m2, que entra em operação neste mês de outubro de 2011, com capacidade de processar 150 toneladas de uvas a cada nova safra. A decisão está alicerçada no sucesso do mercado dos vinhos catarinenses e, em particular, no aumento de 50% nas vendas dos vinhos da Sanjo no primeiro semestre de 2010, em relação ao mesmo período em 2009 – número significativamente superior aos 28% de elevação nas vendas registrados pelos vinhos importados no país, segundo o Ibravin. Além de incrementar a produção em mais de sete vezes o volume atual – a meta é atingir 287 mil litros anuais até 2015 -, a nova estrutura representa a autosuficiência da empresa em todas as etapas de sua vinicultura - sem a necessidade de recorrer à terceirização da vinificação realizada pela maior parte das vinícolas da região.
Em sua nova sede em São Joaquim, a empresa oferecerá aos visitantes uma experiência única de conhecer e saborear alguns dos melhores vinhos do Brasil, fomentando o roteiro do enoturismo nesta região que registra as temperaturas mais baixas do país, com a presença de neve no inverno. A nova unidade conta com serviços de visitação guiada e degustação dos vinhos da empresa, onde é possível saborear rótulos premiados como o Maestrale, Núbio e Nobrese, que representam com propriedade o valorizado terroir da Serra Catarinense. Os visitantes podem conhecer ainda os detalhes do processo de elaboração dos vinhos por gravidade, que inclui um moderno sistema de ponte rolante para que a etapa de transferência de líquidos seja realizada sem a utilização de bombas. A cantina é ambientada com caves, construídas com painéis isotérmicos que permitem o controle da temperatura e da umidade do local, tornando ainda mais agradável a experiência.
A conclusão do projeto representa a consolidação da Sanjo como uma das grandes produtoras de vinho da Serra Catarinense e um sólido crescimento do setor – estima-se que a produção total das vinícolas da região, que hoje gira em torno de 600 mil garrafas anuais, alcance um volume de 1 milhão até 2013. “A tecnologia que foi empregada neste projeto proporcionará o aumento da nossa produtividade com benefícios efetivos para a elaboração de vinhos com personalidade e o terroir marcante da região”, afirma o enólogo Olavo Gavioli.
A Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim (SC) é uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil. A partir de 2002, a empresa passou a investir também na produção de vinhos finos de altitude, utilizando-se dos mesmos processos de qualidade e tecnologia que integram os valores essenciais de sua fruticultura. www.sanjo.com.br

Nenhum comentário: