segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Histórias e receitas da churrascaria Barranco


Nádia e Elson reuniram 100 melhores receitas


Nádia Furini estudou culinária em Nova Iorque
Fotos DU/JN
...........













Bons vinhos e excelente carne de cordeiro marcaram o primeiro lançamento do livro De pai para filha – As 100 melhores receitas, de Elson e Nádia Furini, na churrascaria Barranco, em Porto Alegre. O livro, inclusive, tem quatro receitas com carne de cordeiro muito interessantes: carré com manteiga composta; cordeiro ao molho madeira; pernil de ovelha assado e pernil de ovelha com linguicinha.
Elson Furini, churrasqueiro, empresário e fazendeiro tornou-se famoso, no Rio Grande do Sul, como dono da churrascaria Barranco (av. Protásio Alves, 1578). Agora, é, também, autor de livro porque, dia 29 de setembro, lançou De pai para filha – As 100 melhores receitas, em parceria com sua filha Nádia Furini, que mora nos Estados Unidos, onde trabalha no Wall Street Journal. O primeiro lançamento, para jornalistas, foi feito, na Barranco, com a presença, entre outros, de Fernando Albrecht, Marco Aurélio, Diego Casagrande, Wilson Müller, Ayres Cerutti, Pedro Maciel, Paula Sória, Eduardo Conill, Silvas, Jurandir Soares, Ana Luisa Fagundes, Bete Duarte, Luiz Carlos Reche. Também presentes o editor Paulo Flávio Ledur, Arthur Zanella, Geraldo Rodrigues da Fonseca, Francisco Fontoura e Vera, Ario Mazzei, André, Daniela e Beatriz Ramos, o Chiquinho, sócio do Barranco, e muita gente mais. Outro lançamento, será feito dia 4 de outubro, também na churrascaria, para os amigos e clientes.
O livro tem prefácio deste blogueiro. Em cerca de 30 páginas, conto a história de Elson Furini, sua saída de Tenente Portela, onde nasceu e começou seus estudos, as vicissitudes na capital, tanto para arranjar emprego quanto para seguir estudando, os primeiros trabalhos, a descoberta da aptidão para tratar com o público e, finalmente, o sucesso no setor de gastronomia. As histórias na Barranco dão um sabor extra ao texto, como a visita do ator norte-americano Sammis Davis Jr., levado pelo jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho, e os casos de amor e desencontros entre marido e mulher, pegos em infidelidade.
As receitas são simples, a maior parte delas caseiras, trazidas da história da família Furini em Tenente Portela, outras desenvolvidas nos vários restaurantes onde Elson trabalhou e, algumas, coletadas pela Nádia Furini, que cultiva a paixão pela culinária, herdada do pai e continuada nos cursos de extensão no Institute of Culinary Education, em Nova Iorque. “Com este livro, disse Nádia, queremos manter vivas astradições e receitas familiares, essas que passam de geração para geração e fazem das nossas mesas o lugar da mais saborosa integração.”

Nenhum comentário: