segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Gran Legado Brut Champenoise abriu os trabalhos
Aline Maria Carbonara, enóloga da Gran Legado
............
Na noite em que cheguei ao Vale dos Vinhedos, nesta mais recente estada, dia 23 de setembro, tive um bom começo. Fomos jantar, com o responsável pelo marketing da Grand Legado, Rodrigo Biasi, e com a enóloga Aline Maria Carbonera, no restaurante Di Paolo, um dos mais famosos do vale, e abrimos os trabalhos com o Gran Legado Brut Champenoise, espumante que a Vinícola Wine Park colocou no mercado em abril (novo lote, pois o anterior foi o Melhor Espumante Nacional no Top Tem da Expovinis Brasil e já esgotou) numa pequena partida de 12 mil garrafas. Resultado da combinação dos vinhos chardonnay e pinot noir das safras 2007, 2008 e 2009, é simplesmente delicioso, como comprovou a jornalista Andréia Debon, excelente parceira de vinhos. É um espumante diferenciado.
Já havia conversado sobre ele com o enólogo Christian Bernardi, que explicou que o produto iniciou seu processo de “champanhização” em maio de 2009, com degorge ocorrido em fevereiro deste ano. Ao todo, foram 21 meses de maturação , sob perfeitas condições de temperatura. “Este tratamento possibilitou um amplo desenvolvimento de aromas e enriquecimento das propriedades gustativas. O resultado é um espumante de alta qualidade”, destaca.
A jornalista Silvia Mascela Rosa, da revista Adega, que estava junto, não me deixa mentir sobre a qualidade do produto Grand Legado. Também os jornalistas Afonso Ritter, José Luiz Prévidi, Emerson Haas, Daniel Arraspide, Andrea Veronica Fontes Rodriguez, Samuel Ramos, Giuliano Mendes, Lisandro Larréa e o chef André Luiz concordaram sobre a qualidade do que bebíamos.
O produto se apresenta com coloração amarelo-palha com reflexos brilhantes, aroma intenso, notas muito complexas lembrando frutos frescos mesclando com as notas maduras das leveduras, amêndoas e frutos secos. No paladar, preserva a elegância e o frescor característicos do espumante com um volume de boca que o torna intenso e prolongado. No retrogosto relembra as notas aromáticas percebidas inicialmente.
Elaborado a partir das variedades chardonnay e pinot noir é resultado de processo clássico, com prensagem direta da uva. Após etapas de assemblage e estabilização, tomada de espuma em processo champenoise (refermentação na própria garrafa), maturação por meses, degorge e colocação da vedação definitiva.
As uvas foram cultivadas em vinhedos próprios da Vinícola Wine Park, no Vale dos Vinhedos, na antiga e bonita área que foi da Forestier, conduzidos em sistema espaldeira com produtividade máxima de 8 mil kg por hectare. Com uma área de plantio de 15 hectares, a Wine Park aposta na produção controlada e de excelência. Com uma produção controlada, a vinícola garante a qualidade da matéria-prima, favorecendo a elaboração de vinhos e espumantes diferenciados com atributos superiores, produzidos e engarrafados na sede da Vinícola (antiga Maison Forestier), no município de Garibaldi, na área demarcada de “Indicação Geográfica de Procedência do Vale dos Vinhedos”.
Para quem quer experimentar outros espumantes, a Gran Legado possui, também o Moscatel e o Brut Charmat. Depois, um Gran Legado Merlot 2005 caiu muito bem com os galetos deliciosos do Di Paolo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário