segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vinhos da Sicília – Diego Planeta

Antes de ir a São Paulo, vou provar, nesta segunda-feira, ao meio-dia, na adega da churrascaria Na Brasa, à convite do Luiz Tonin (54-9974-4505), vinhos da vinícola Planeta, da Itália. São vinhos da Sicilia de primeiríssima qualidade. O enólogo Aléssio Planeta, da vinícola, estará presente, junto com o pessoal da Interfood Todovino, conhecida por trazer sempre para o Brasil produtos selecionados e de diversas marcas, que traz com exclusividade ao Brasil os vinhos italianos Planeta.
Localizada na Sicília, Itália, Planeta iniciou suas atividades em meados dos anos 80, por iniciativa de três primos da família Planeta, Alessio (enólogo do grupo), Francesca e Santi, nome ligado a aristocracia da Sicília. O objetivo era resgatar o melhor da tradição da região, cuja imagem estava, até então, associada à produção de vinhos de volume. Logo a vinícola atraiu a atenção dos críticos e dos clientes, sendo hoje a mais importante vinícola da região e uma das mais importantes do país.
Dos 55 hectares iniciais, hoje são 330 hectares, divididos em cinco parcelas situadas nas áreas mais importantes da província. Com duas adegas, e quatro vinhedos totalizando 60 hectares, a vinícola é um império verídico do vinho. Planeta possui vinhos nas províncias de Agrigento, Ragusa, Siracusa e Catania, e tem como cidades mais próximas: Sambuca di Sicilia (AG), Menfi (AG), Vitoria (RG), Noto (Sénior), Castiglione di Sicilia (CT). Sua distribuição é feita na Itália e em mais 65 países ao redor do mundo. Com uma produção anual de 2.200.000 garrafas e método de vinicultura convencional, a Planeta produz 12 vinhos, entre eles: Burdese , Chardonnay , Cometa , Santa Cecília , Cerasuolo di Vittoria , La Segreta Rosso , Syrah , Moscato di Noto, Merlot , Alastro , La Segreta Bianco , Santa Cecília.

Nenhum comentário: