sábado, 23 de julho de 2011

Preparação da a Avaliação Nacional dos Vinhos


Coleta de amostras, nas vinícolas, para a Avaliação Nacional de Vinhos da safra 2011
Fotos: Gilmar Gomes
............
Próxima etapa é a degustação de seleção das 384 amostras inscritas por 72 vinícolas. Enólogos percorrem o Brasil para coletar as 384 amostras inscritas por 72 vinícolas na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011, a maior da história em número de vinhos participantes. A coleta é feita diretamente nas vinícolas conforme determina o regulamento do evento que prima pelo rigor em todo o processo. O trabalho, que iniciou dia 11 de julho, encerra na próxima semana. A próxima etapa será em agosto, quando ocorre a degustação de seleção das amostras.
As amostras são coletadas diretamente nas vinícolas, do reservatório, por enólogos da Comissão Organizadora. O vinho é disponibilizado em garrafas, preferencialmente bordalesas reserva, verdes, 750ml, sem rótulo ou marca que identifique a empresa. São recolhidas 10 garrafas de cada amostras inscrita.
Com o aumento de 48% no número de amostras em relação à edição anterior, a Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, também ampliou a quantidade de enólogos brasileiros que irão participar da degustação de seleção. Durante o mês de agosto, entre os dias 5 e 26, mais de 100 enólogos avaliarão a safra, divididos em quatro grandes grupos. A degustação de seleção acontece no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.
O presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi, destaca o comprometimento dos enólogos em todo o processo. “A colaboração de enólogos na coleta das amostras em todas as regiões onde estão instaladas as vinícolas que participam nesta edição é um fator decisivo para o sucesso do evento. Só nos resta agradecer o empenho de todos”, diz.
O resultado será apresentado para um público de mais de 700 apreciadores de vinho somente no dia 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Além de apresentar a relação dos 30% representativos da Safra 2011, também serão divulgados os 16 vinhos selecionados entre este seleto grupo, e que serão degustados pelo público no dia do evento. Para ser classificada, a amostra deve estar entre os 30% melhores da categoria. As inscrições para o público que deseja participar da 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 iniciam dia 22 de agosto. Mais informações no site www.enologia.org.br.

Nenhum comentário: