quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vitivinicultores de Itaara fizeram “Dia de Campo”

“O Dia de Campo é uma importante iniciativa, pois nos orienta sobre as boas práticas de produção, a fim de promover o desenvolvimento da cultura vitivinícola em Itaara e região”. As palavras de Artêmio Perlin, produtor da cidade, vão ao encontro dos objetivos pelos quais o Sebrae/RS realizou o 1º Dia de Campo na cidade, quinta-feira, dia 28, das 8h às 17h. O evento contou com o apoio da Embrapa, da Emater e da prefeitura municipal.
Segundo Artêmio, o setor de grãos é bem desenvolvido na região, no entanto, a assistência técnica prestada aos que desenvolvem a fruticultura, em especial, aos que cultivam a uva, ainda é recente. Ele implantou um pomar de videiras há três anos na sua propriedade rural e vê na ação Dia de Campo um auxílio para aprimorar a atividade. “Temos potencial para o cultivo da uva em Itaara e muitos agricultores têm procurado diversificar suas atividades através da produção da fruta. Nesse sentido, ter acompanhamento de profissionais capacitados para nos auxiliar é fundamental”, comenta o produtor rural.
O Dia de Campo é uma ação específica do projeto Desenvolver as Propriedades Rurais da Região Centro, promovido pelo Sebrae/RS na região desde o início deste ano. “O objetivo é relacionar a teoria e a prática oportunizando a vivência das técnicas no ambiente apropriado, que é a propriedade rural”, explica Lidiane Soldatti Schneider, gestora de projetos do Sebrae/RS na Regional Centro. Essa ação, segundo ela, será realizada para atender às solicitações dos vitivinicultores do projeto, que desejam aprofundar o conhecimento técnico da atividade para oferecer um produto de qualidade diferenciada ao consumidor, se destacar no mercado e, consequentemente, aumentar o faturamento”.
Pela manhã, na Sociedade Concórdia Caça e Pesca, foram trabalhados os assuntos teóricos. Na relação dos temas abordados, estiveram: poda, amarração, doenças, maturação e ponto de colheita. À tarde, os produtores visitaram duas propriedades rurais, com parreirais em diferentes fases de desenvolvimento da uva, para visualizarem de perto as técnicas mais adequadas para a lida com as videiras, e aplicarem os conhecimentos adquiridos na parte da manhã. As propriedades rurais visitadas pertencem aos produtores Artêmio Perlin e Sérgio Zanon, que integram o projeto do Sebrae/RS. As palestras e orientações técnicas foram ministradas por Antônio Santin, consultor do Sebrae/RS em Garibaldi, e por profissionais da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves. A ação foi aberta para todos os interessados no cultivo da uva, produção do vinho e demais assuntos trabalhados durante o dia.

Nenhum comentário: