domingo, 31 de julho de 2011

Vinhos brasileiros foram destaque no lançamento da 34ª Expointer


Carolina Jardine, editora do Correio do Povo, provou o bom vinho gaúcho
Foto Vilmar da Rosa
.........
Já comentei aqui no Blog, mas volto ao assunto porque vale a pena destacá-lo. Pela primeira vez, desde que faço cobertura jornalística de eventos públicos estaduais, e lá se vão mais de 40 anos, o governo do estado pagou pelos vinhos servidos no lançamento da Expointer, a maior exposição internacional de agropecuária, que começará, dia 27 de agosto, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Rótulos da Miolo, Perini e Guatambu foram harmonizados pelo Ibravin com o cardápio preparado para mais de 500 pessoas pela Escola de Gastronomia UCS/ICIF de Flores da Cunha. E os vinhos foram comprados dos produtores.
Os vinhos brasileiros foram destaque no lançamento da 34ª Expointer, na quarta-feira (27), no Pavilhão B do Cais do Porto de Porto Alegre. O evento, promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que harmonizou os pratos servidos no almoço para mais de 500 convidados. O cardápio, a cargo da Escola de Gastronomia UCS/ICIF, de Flores da Cunha, teve a companhia dos espumantes Brut da Miolo e moscatel da Perini, além do vinho tinto Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon da Guatambu. A importância dos vinhos brasileiros para a economia do Rio Grande do Sul ainda foi salientada durante a cerimônia, citando que o setor vitivinícola gaúcho é responsável por 1% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado. No evento, ainda foi mencionado o envolvimento de mais de 100 mil pessoas na cadeia produtiva da uva e derivados, com 20 mil famílias de produtores no RS, que é responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinhos e de 55% da produção de uvas do País.
Segundo o gerente de Marketing do Ibravin, pela primeira vez o governo do Estado adquiriu os produtos das vinícolas gaúchas, que, em razão da vitrine internacional da Expointer, venderam seus rótulos a preço de custo. “Durante a Expointer, teremos outras empresas fornecendo vinhos, espumantes e suco de uva para os eventos do governo estadual”, avisou Bertolini. Nos almoços e jantares que serão oferecidos a peões, prefeitos e autoridades estrangeiras devem envolver mais de mil pessoas. “Ainda fomos convidados para estar presentes na recepção que será feita a presidenta Dilma Rousseff na Expointer”, adiantou o gerente de Marketing do Ibravin.
Em seu pronunciamento, o governador Tarso Genro ressaltou a nova posição do Brasil no cenário mundial, baseada na imagem de um País que "cresce, se desenvolve e gera renda". O Rio Grande do Sul, afirmou Tarso, também tem reconhecimento mundial por suas ações políticas, culturais e produtivas. "E a Expointer é uma destas marcas que nos projetam e nos distinguem no Brasil e no Mundo. Vamos trabalhar para que cada feira seja melhor e mais completa que a outra".
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, disse que o Governo pretende oferecer aos produtores participantes da Expointer as melhores condições para que possam realizar "um grande evento". "A qualidade de nossa produção nos diferencia de outras regiões e a inovação é estratégica para que possamos continuar aumentando a produção. Com isso, crescem também a renda dos produtores e a renda pública", declarou Mainardi ao detalhar os principais conceitos da edição deste ano.
O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, anunciou seu otimismo com base, especialmente, nos resultados das feiras de terneiros e nos números de matrizes retidas nas propriedades. "O pecuarista está nos sinalizando, ao proporcionar 29% no aumento da demanda em relação ao ano passado e ao ampliar a retenção de matrizes em 38%, que quer aumentar seu rebanho".
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elton Weber, a Expointer é o momento de "mostrar o que fazemos, o que somos e o que queremos para o futuro". A 34ª Expointer será realizada de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Estão inscritos 5.986 animais.
O lançamento da maior feira agropecuária da América Latina contou com músicas do grupo Rock de Galpão, liderado por Neto Fagundes, e da "Rádio Cais do Porto", temática idealizada pelo diretor teatral Nestor Monastério.

Nenhum comentário: