Será concluída, amanhã, em Blumenau, a SC Gourmet – Mostra Brasileira de Queijos, Vinhos e Delikatessen, que começou, quinta-feira. Julio Vieira, um dos organizadores, afirmou que a idéia foi apresentar produtos diferenciados, para um público específico. “São artigos selecionados, para profissionais seletos. A ideia é obter um crescimento que mantenha a qualidade da exposição”, afirma Vieira.
O presidente da Vila Germânica, local onde acontece a SC Gourmet, contou como foi a concretização do evento, desde quando surgiu a ideia. “Destaco a beleza da feira e dos expositores e acredito no potencial do evento, inclusive na contribuição para o crescimento da Festitália, que acontece paralelamente”, diz Mette. Para Wander Weege, presidente da Vinícola Pericó, uma das marcas presentes no evento, a SC Gourmet já é sucesso garantido no cenário enogastronômico catarinense.
Um dos destaques da mostra é a fabricante de queijos Gran Mestri. Entre os produtos que expõe na SC Gourmet, estão o Grana Nero e o Cuore. O primeiro é pioneiro no Brasil, com um tempo de maturação mínima de 18 meses. Possui um sabor bastante diferenciado, típico da Itália, e recebe uma película negra por fora. O Cuore é chamado o “filé mignon” do queijo. É embalado e comercializado apenas o miolo dos grandes queijos. Em decorrência do método de produção diferenciado, os queijos Gran Mestri têm 0% de lactose.
A Decanter, uma das maiores importadoras de vinhos finos do país lança, durante a feira, as linhas Bossa e Lírica, da Vinícola Hermann, já conhecida por seus espumantes e que em um futuro próximo também terá vinhos tintos na produção. Assim como a Bossa Nova, que encantou o mundo com o ritmo tropical e único do país, a linha Bossa dá o tom, expressando a tipicidade e a qualidade de terroir brasileiro no universo dos vinhos. A linha é composta por espumantes Brut, Demi-Sec, Rosé e Moscatel. Já a Lírica, traz no aroma notas de frutas cítricas como a toranja e o limão siciliano, pontuada por aromas mais complexos de leveduras. Com espuma cremosa e integrada, o espumante desta linha é mais intenso e harmônico.
Parceira da Decanter, a Vinícola Quinta da Neve, pioneira na produção de vinhos finos em São Joaquim também apresenta seus produtos na mostra, como os vinhos Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Chardonnay. A Vinícola Hermann une o conhecimento de mercado e a experiência adquirida pela família Hermann, proprietária da Decanter Importadora, e aposta na região sul do Brasil. Com vinhos de padrão elevado e custo atrativo, a família cuida desde 2009 de vinhedos que começaram a ser plantados em 2001 e já demonstram um excelente potencial, pronto para ser apreciado.
A Vinícola Pericó apresenta o recém-lançado e premiado Pericó Basalto 2008, Top Five na categoria Tintos do Novo Mundo na 3ª edição do Vitória ExpoVinhos-ES. Além deste lançamento, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon (60%) e Merlot (40%) cuidadosamente selecionadas, a Pericó levou para degustação na SC Gourmet seus principais produtos. Entre eles, destaque para o Basaltino Pinot Noir, os premiados Taipa Rosé e o espumante Cave Pericó Branco brut. A mostra é uma ótima oportunidade para conhecer os detalhes sobre o “Icewine” brasileiro, o único, raro e inédito, colhido no amanhecer a -7,5º C do dia 04/06/2000.
A Ki-Baguetti, uma das mais tradicionais padarias e confeitarias em Blumenau, é responsável pelas atrações do lounge, um dos espaços da feira. No ambiente, visitantes e expositores terão acessos a produtos selecionados pela empresa, entre eles pães rústicos europeus e doces elaborados de acordo com a tradição portuguesa. O responsável pelo ambiente éo chef Junior Ventura. O blumenauense foi criado em Portugal e possui conhecimentos nas áreas de gastronomia, confeitaria e técnicas decorativas. Passou por cursos em Portugal, Itália e Inglaterra.
Na programação, destacou-se a aula-show, ministrada na sexta-feira (22), às 19h30, pelo chef Alessandro Eller, sobre o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. O programa, criado pela ABCS – Associação Brasileira de Criadores de Suínos, tem como objetivo o aprimoramento da atividade em todas as regiões brasileiras, buscando a consolidação de benefícios e a estabilidade econômica do setor.
Nos últimos anos, o Brasil se transformou no quarto maior produtor mundial e no quarto maior exportador e, desde 2005, a carne suína passou a superar a marca anual de 1 bilhão de dólares em vendas internacionais, dirigidas para mais de 70 países. A implantação desse trabalho em nível nacional oferece grande potencial de desenvolvimento econômico do setor com fortes repercussões de caráter social. Paralelamente às grandes indústrias existe um grande número de pequenas e médias unidades, que serão diretamente beneficiadas por este projeto. As ações serão desenvolvidas em cidades dos estados de Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, e no Distrito Federal.
Durante estes quatro dias, profissionais e visitantes poderão participar de exposições, palestras e workshops sobre temas variados. Destaca-se a presença dos chefs internacionais Emmanuel Bassoleil (França) e Heiko Grabolle (Alemanha), que ministraram aulas-show dias 21 e 23. Com 33 anos de carreira, Bassoleil é responsável pela gastronomia do Hotel Unique e Skye Restaurante Bar, em São Paulo. Grabolle passou por diferentes restaurantes na Alemanha, Suíça, Inglaterra, Itália e Espanha, e hoje atua em Florianópolis (SC), onde possui uma empresa que oferece serviços de chef de cozinha, food stylist e consultoria gastronômica.
Na programação ainda haverá oficinas e aulas de cozinha do mar, italiana, pratos à base de carne suína e sobremesas, além de palestras sobre vinhos de altitude e os benefícios do consumo moderado da bebida para a saúde, com o cardiologista Siegmar Starke. Durante estes e outros momentos, há harmonizações entre os pratos e vinhos. O responsável é o renomado sommelier da Decanter Enoteca, Igor Maia. O profissional é reconhecido pela Associação Brasileira de Sommeliers e pelo Wine Spirit Education Trust.
A mostra reune produtores dos mais diferenciados tipos de queijos, vinhos, especiarias, embutidos, frutos do mar, cachaças finas, chocolates, geleias e outros produtos de delikatessen fabricados no Brasil e exterior. Segundo um dos organizadores do evento, Develon da Rocha, a ideia é apresentar as novidades do mercado aos profissionais das áreas de alimentos e bebidas e também ao consumidor final.
Cerca de 80 marcas, entre empresas e entidades, além de instituições comerciais e de ensino estão presentes.. A Mostra ocorre paralelamente à 18ª Festitália, evento que celebra a cultura italiana trazida pelos imigrantes. No horário noturno a SC Gourmet está aberta aos consumidores. Das 15h às 19h apenas profissionais com CNPJ tem acesso à mostra. As inscrições para participar do evento podem ser feitas no site http://www.scgourmet.com.br e para as oficinas e workshops pelo telefone (47)3222-0005, no Senac Bistrô, em Blumenau. A SC Gourmet conta com o suporte de importantes organizações, entre elas a Eletrosul e a SC Gás, além do SENAC/SC, apoiador pedagógico e patrocinador dos eventos enogastronômicos.
Estes são os apoiadores:
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel
Associação Catarinense de Vinhos Finos de Altitude – Acavitis
Associação Empresarial de Blumenau – Acib
Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE
Blumenau Convention & Visitors Bureau
Decanter Enoteca
HBtec
Parque Vila Germânica
Prefeitura de Blumenau
Revista Prazeres da Mesa
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau
SENAC Bistrô Johannastift
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região – Sihorbs
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário