quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vinhos biodinâmicos na Porto a Porto

A Importadora Porto a Porto, de Porto Alegre, está divulgando a chegada da nova linha de vinhos franceses, da vinícola Domaine Barmés Buecher da região da Alsácia. Essa região é uma das raras do mundo dedicada quase que exclusivamente aos vinhos brancos. É conhecida pela elaboração de
excelentes vinhos brancos, frescos, delicados e frutados.
Os melhores vinhos da Alsácia são poderosos e refletem total expressão da fruta e do terroir. Eles têm um sabor seco. Além disso, todos obedecem a filosofia arraigada, ou seja, um grande vinho deve ser aexpressão mais pura possível de dois fatores: as uvas que o compõe e o solo onde as mesmas crescem.
Depois de Champagne, a Alsácia é a região vinícola mais setentrional da França e, no entanto, não é encoberta e fria como se poderia imaginar, mas surpreendentemente ensolarada seca. Graças ao manto protetor dos montes Vosges cai menos chuva nos vinhedos desta região do que nos vinhedos de outras partes da França.
As principais uvas utilizadas na elaboração dos vinhos da vinícola Domaine Barmés Buecher são as brancas Pinot Blanc, Pinot Gris (antes chamada tokay), Riesling, Gewurztraminer, Sylvaner e a tinta Pinot Noir. Mas o diferencial da elaboração desses vinhos é que nenhum produto químico é utilizado em suas vinhas. São os chamados vinhedos biodinâmicos. Em todas as etapas da elaboração desses vinhos, do plantio ao engarrafamento, tudo é equilibrado com as fases da lua, das constelações e dos planetas. Sendo assim, as safras são variáveis, tudo para preservar o mais puro terroir e conservar o capital energético adquirido pela cultura biodinâmica das vinhas.
Entre os rótulos disponíveis, destaque para: Riesling Herrenweg, Pinot Gris Herrenweg, Pinot Gris Rosenberg Calcarius, Riesling Leimenthal, Gewürztraminer Wintzzennheim Cuvee e Cremant d`Alsace Brüt. Os vinhos da Barmés Buecher estão disponíveis na Importadora Porto a Porto e os preços variam de R$ 72,00 a R$ 200,00 a garrafa.
Informações pelo fone: (51) 3072.5899 - www.portoaporto.com.br

Nenhum comentário: