sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O excelente restaurante da Bouza


Sofisticação e luxo no restaurante da Bouza.

Bouza, carta de vinhos

.......
Há muito tempo não visito o restaurante da Bouza, no Uruguai, mas o site Bodegas Del Uruguay fez uma excelente matéria sobre sua reabertura e estou “roubando” a nota, porque vale a penas conhecer. A Bouza produz alguns dos melhores vinhos do Uruguai.
“Bouza Degustación Vinos & Comidas reabriu com maior espaço e mantendo a sofisticação de sempre. Bodegas del Uruguay visitou o restaurante de Bouza Bodega Boutique, que durante vários anos vem deliciando os seus comensais com os melhores pratos acompanhados dos excelentes vinhos que são elaborados na vinícola.Depois de um breve impasse durante o qual ele foi remodelado, o ambito gastromomico da vinícola em Camino de la Redención, a poucos quilômetros de Montevidéu, agora tem mais espaço no seu salao, que foi dividido em duas salas de similar aparência arquitetônica e decoracao.
Há tempo que a demanda do público imponia a necessidade de alargar o salao, a fim de acomodar todos os visitantes com as mesmas comodidades. Por isso, o espaço exterior que estava parcialmente coberto foi incorporado permanentemente, e estendeu-se o deck para o jardim posterior. Na frente também há um deck com mesas sob a sombra de uma videira, que alguns clientes escolhem por desfrutar do ar livre e o contato com a natureza durante o verão.
A cozinha foi modificada, foi ampliado para o espaço ocupado pelo setor de vendas de vinho, mas com uma divisão de vidro que exibe o trabalho que se faz em ela. Na volta agora foi colocada a grelha, que é sujeito da curiosidade, especialmente para os visitantes estrangeiros, enquanto eles sentem uma atração especial para o "assado" no Uruguai.
No outro extremo, agora está localizado o novo ponto de venda de produtos. Os vinhos ocupam um lugar privilegiado numa atraente cave climatizada, ao lado da boutique, onde pode-se comprar não só o equipamento para o serviço do vinho, mas também peças de artesanato em prata, roupas de couro e lã, e outros objetos simbólicos da tradição uruguaia, como o mate crioulo.
O cardápio preparado pelo chef Pablo Saravia não é extenso e mantém um equilíbrio entre a cozinha nacional e internacional. Cristina Santoro, do Departamento de Exportação e Marketing da vinícola, explica o conceito considerado para a escolha dos pratos: "Existem pratos tradicionais do cardápio como o «baby beef» que são um sucesso e eles estão sempre, apenas os acompanhamentos podem variar. Tentamos fazer pratos simples cuja apresentação seja muito boa." Note-se que estes podem variar de acordo com a disponibilidade dos ingredientes essenciais, porque a prioridade é manter permanentemente a excelência e a qualidade dos produtos oferecidos, embora sempre pode-se encontrar queijos e frios, legumes, carne e cordeiro, peixe, aves e massas.
As sobremesas são preparadas por Mariana Suárez, que trabalha desde há três anos no restaurante e está completando os seus estudos no Colegio de Cocineros Gato Dumas. Entre estas ressalta o suflê Martin Fierro, recriação da sobremesa tradicional nacional sob a receita da Sra. Stella Valiante.
Como nao podia ser de outra forma, a lista de vinhos é uma amostra da variedade de produtos elaborados na vinícola, de cujos rótulos damos conta por separado. Os vinhos estão disponíveis a copo ou em garrafa, ou sob a forma de degustação.
O restaurante está aberto ao público em geral, e também recebe grupos de turistas e amadores do vinho, para aqueles é possível percorrer a vinícola, onde se explica o processo de elaboracao e a importância no Uruguai da variedade Tannat e, em seguida, na hora do almoço são servidas pelo menos quatro variedades: um vinho branco (Chardonnay ou Albariño), um vinho rosado (Tempranillo), o vinho premium da casa, Monte Vide Eu, e também, um vinho Tannat, que pode ser da linha Clássica ou da linha Parcela Única. Também podem-se realizar eventos sociais e empresariais.
Bouza Bodega Boutique, como membro da Associação de Turismo Enológico do Uruguai (ATEU), participa do calendário de atividades previstas para cada ano, mas sempre no âmbito do seu funcionamento normal. Neste contexto, Cristina Santoro definiu o conceito: "As nossas atividades usuais não nos permitem ter as mesmas atividades que outras vinícolas, tentamos manter que os comensais regulares do restaurante sintam-se como é habitual e não invadidos de jeito nenhum, e também tratamos de acomodar os nossos custos mas eles não podem ser muito populares porque afetariam o nosso funcionamento normal."
No Uruguai, vários restaurantes têm uma excelente adega. Mas há uma vinícola, sómente esta, que dobra a equação com um excelente restaurante, que acompanha de maneira impecável a sobre-sainte qualidade dos seus próprios vinhos. Um ponto obrigatório para os amantes da boa comida e o bom vinho.”

Nenhum comentário: