segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pela uva, pelo vinho, mesmo sob chuva


A Raícha Vanessa Crestani, ao centro, e as princesas Letícia Dal Magro e Camila Milani enfiaram osalto alto na terra molhada para colher uvas sob a chuva. Atrás delas, Moysés Michelon, o grande incentivador da festa.

Pão, salame, queijos, copa, grostoli

Vinho à vontade no filó do Vale dos Vinhedos
Fotos Giovani Nunes
............
A jornalista Lucinara Masiero, que presta assessoria de imprensa para os grandes eventos relacionados com vinho na serra gaúcha, além de atender várias vinícolas, é uma trabalhadora competente e incansável, bem escudada pela Karim. Além de servir de cicerone para um grupo de jornalistas que foi acompanhar a abertura da Vindima no Vale dos Vinhedos, mandou um texto descrevendo o eventos. Como ela diz, ”pela uva, mesmo sob a chuva”:
“O Vale dos Vinhedos abriu no sábado a Vindima 2011. Chuva que acompanhou a programação não impediu que turistas e comunidade participassem da colheita e pisa das uvas, celebrando o momento com um grande filó italiano. Foi com muita música, comida, vinho, uvas, é claro, e até com chuvarada, sim, chuvarada, que o Vale dos Vinhedos abriu oficialmente a Vindima 2011. O evento que marcou o início de um dos momentos mais emblemáticos da região foi realizado neste sábado, dia 5, no Hotel Villa Michelon. Turistas, imprensa e autoridades de toda a região e do país participaram, dentre outras coisas, da colheita nos parreirais, de um filó italiano e até da pisa da uva.
No meio do passeio ciclístico, atração que abriu a programação, nuvens escuras tomaram os céus trazendo consigo uma chuvarada que durante mais de uma hora assustou quem esperava pelo momento alto do dia. Mesmo assim, os ciclistas pedalaram até chegar ao Villa Michelon. O ganhador da bicicleta sorteada foi o morador do Vale dos Vinhedos, Marcelo Cesca. O passeio ciclístico contou com o apoio da Escola Infoserv e da Jamar Cia do Esporte.
A chuva passou, o anfitrião do evento, Moysés Michelon, proprietário do hotel, tomou o microfone e, com a mesma fé que moveu imigrantes, decretou: “vamos começar a vindima. A chuva não há de nos atrapalhar”. A chuva ia e vinha e os trovões ameaçavam quando teve início a colheita da uva no Parreiral Modelo do hotel. Turistas incorporaram o espírito corajoso dos primeiros imigrantes, que colonizaram a região, e não se amedrontaram com o clima. “Faz nove anos que a gente vem para o Vale dos Vinhedos em julho e janeiro. Não seria a chuva que nos faria desistir de um dos momentos mais únicos do ano”, dizia, sorrindo, o advogado Marco Rosetti, enquanto comia uvas embaixo dos parreirais acompanhado pela esposa, Janice Ferreira, pelo filho Leonardo e pela afilhada Julia Rocha.
Com o mesmo ímpeto de outrora, mas já sob a chuva, Michelon chamou todo mundo que a essas alturas já se amontoava sob os parreirais, para se dirigir até o Salão da Comunidade 8 da Graciema. E quem chegava por lá já encontrava a festa pronta. Mastela rodeada com cestos de uva, cantoria por todo lado, crianças correndo, o padre no aquecimento para a missa, soberanas do Vale dos Vinhedos – rainha - tirando os sapatos para pisar a uva e, enfim, tudo o que uma típica comemoração italiana deve ter. Turistas e moradores locais se misturaram as soberanas na pisa da uva e, depois seguiram para o interior do salão, onde teve início a celebração religiosa.
Para terminar a missa o padre Júlio Giordani convocou o público para um abraço coletivo e, como o dia de atividades também deixara todo mundo com fome, teve início um típico filó italiano, regado ao sabor da região: salame, copa, queijo, cuca, pães, grostoli e, claro, muito, mas muito vinho, espumante e suco de uva. E tudo isso se desenrolou tendo como pano de fundo a apresentação de corais, conjunto de gaitas, o jogo de bisca (baralho), a euforia típica do jogo de mora e a brincadeira do jogo de damas de vinho que a essas alturas já levava um punhado de turistas a se amontoar ao redor dos moradores locais.Enfim, mais um dia tão diferente, mas tipicamente italiano e representante da cultura vitivinícola do Vale dos Vinhedos e da Serra Gaúcha.
“Hoje estamos dando início oficialmente a uma safra que já começa a se mostrar de excelente qualidade e produtividade. Uma das melhores dos últimos anos”, Rogério Valduga, presidente da Associação de Produtores de Vinhos do Vale dos Vinhedos.“Acompanhamos neste sábado jogadores do Sul-Americano de Rugby comendo uva no intervalo dos jogos. Bento Gonçalves é assim, uma mistura entre a cultura vitivinícola, do imigrante italiano, e novas possibilidades”, disse o prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, se referindo a uma competição de rugby que ocorria na cidade simultaneamente.

Nenhum comentário: