quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uma Fenavinho para aguçar os sentidos

Ao entrar nos pavilhões da Fenavinho Brasil 2011 o visitante será convidado a passear pelo mundo do vinho. Os sentidos da visão, olfato, audição, tato e paladar serão provocados através da Exposição Os Sentidos e o Vinho, localizada no hall do Pavilhão A do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
O sucesso alcançado pelo projeto na edição anterior fez com que a Diretoria Executiva da Fenavinho Brasil 2011 mantivesse a atração. O espaço receberá algumas adaptações e inovações. Tudo para surpreender o visitante, que ao colocar em prática suas sensações também estará sendo convidado a experimentar um sexto sentido: as emoções.
A exposição também é uma forma encontrada pelos organizadores de inserir o apreciador da bebida no mundo do vinho, ampliando seus conhecimentos em torno das características do produto. De forma educativa, o projeto estimulará as pessoas a tocar, ver, ouvir e cheirar. Isso será possível devido a presença de peças exclusivas criadas especialmente para aguçar os sentidos do público que passar por ali. E o gosto, é claro, poderá ser estimulado nos estandes das vinícolas que estarão oferecendo vinhos, espumantes e suco de uva para degustação.
Empenhada em promover múltiplas experiências, a Fenavinho Brasil 2011 segue o conceito ‘Muito para viver’. A ideia é fazer com que o público interaja e perceba o que o vinho pode revelar. Para isso, a Exposição Os Sentidos e o Vinho se propõe a estimular os sentidos.
Os Sentidos e o Vinho
Olfato – Pequenas bancadas colocarão a prova dos visitantes, aromas, normalmente, identificados nos vinhos. Em cada bancada um frasco com um aroma, que deverá ser identificado pelo visitante. A revelação poderá ser feita ao abrir uma gavetinha, onde estará escrito o nome do aroma. Além disso, haver banners explicativos com indicações de vinhos que habitualmente apresentam este tipo de aroma.
Paladar – O gosto do vinho será apresentado neste espaço. Ao tocar parte da imagem de uma língua iluminada, um visor mostrará que sabor se percebe naquela região (doce, ácido, salgado e amargo).
Tato – Este sentido será aguçado por três sensações táteis: adstringência, liberação de gás carbônico no caso dos espumantes e temperatura ideal para cada tipo de vinho. Um termômetro gigante, ao ser acionado, mostrará qual o vinho deve ser consumido na temperatura indicada.
Audição – Abrir uma garrafa de vinho ou espumante e o vinho caindo em uma taça são alguns sons que poderão ser ouvidos pelos visitantes neste espaço. Para isso, foi montado um software que permite ao visitante ouvir o som desejado.
Visão - Duas rodas – uma para vinho tinto e outra para vinho branco – mostrarão a evolução da bebida com o passar do tempo. Ao acionar a roda e selecionar a cor, o visitante poderá, com o auxílio de uma régua, identificar a idade provável do vinho que apresenta a mesma tonalidade.
SERVIÇO
O que? Exposição Os Sentidos e o Vinho
Quando? Diariamente, de 29 de abril a 8 de maio de 2011
Onde? Hall do Pavilhão A - Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Nenhum comentário: