segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Revista Brasileira de Viticultura e Enologia

Associação Brasileira de Enologia consolida projeto com o papel de formar e informar. Período para inscrição de trabalhos já iniciou. O prazo encerra dia 8 de abril.
Com o desafio de preencher uma lacuna de formação e informação destinada aos profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) dá início aos trabalhos de preparação da terceira edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia.
Pesquisadores nas áreas vitícola, enológica ou de gestão vitivinícola podem inscrever seus trabalhos para publicação na revista através do e-mail revista@enologia.org.br. A publicação é anual e a tiragem é de 1.000 exemplares que são distribuídos gratuitamente aos associados da ABE, bibliotecas de cursos relacionados à área (Tecnologia em Viticultura e Enologia, Agronomia, Engenharia de Alimentos, etc.) e entidades do setor vitivinícola. As normas para envio de trabalhos estão disponíveis no site www.enologia.org.br.
Em duas edições, a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia já publicou 16 trabalhos inéditos, entre artigos técnicos e científicos, além de revisões bibliográficas críticas. Com isso, o presidente da ABE, enólogo Christin Bernardi, acredita que a entidade cumpre seu papel de facilitador no processo de qualificação dos profissionais que atuam no setor. “Com a revista estamos aproximando os enólogos do que há de mais moderno em estudos e pesquisas, tanto em Viticultura, quanto em Enologia”, garante. O projeto foi lançado em 2009 durante a Avaliação Nacional de Vinhos. As duas edições estão disponíveis no site da ABE (www.enologia.org.br) e podem ser baixadas em arquivo PDF.
Todos os trabalhos inscritos passam pela análise de um Comitê Editorial que avalia, entre outros, aspectos como clareza, objetividade, fundamentação teórica, metodologia e originalidade. O coordenador do projeto, o professor e doutor Eduardo Giovannini, destaca a participação de trabalhos de vários estados brasileiros e o aumento do número de artigos inscritos da primeira para a segunda edição. “Esperamos que este aumento de participantes continue e que a qualidade dos trabalhos se mantenha”, ressalta.
Comissão Organizadora: Christian Bernardi, Daniel Dalla Valle, Carlos Abarzúa, Dario Crespi, Dirceu Scottá, Cláudia Steffenon, João Carlos Tafferel, Eduardo Giovannini (coordenador do projeto) e Juliano Perin.
Comitê Editorial: Dr. Alberto Miele, Dr. Carlos E. Daudt, Dr. Celito C. Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean P. Rosier, Dr. Luciano Manfroi, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi

Nenhum comentário: