quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Vindima seduz também pela cultura


As Soberanas da Festa vieram na última alegoria

A alegria dos filós foi representada por Nova Roma

Fabiane Veadrigo comemora sucesso do desfile
Fotos: Airton Nery, Lucinara Masiero e Sérgio Dal’Alba
..........
Autenticidade, beleza, alegria e cultura no Desfile de Carros Alegóricos da 12ª Festa Nacional da Vindima que atraiu cerca de 10 mil pessoas. Atração retornará neste domingo.
Quase 10 mil pessoas acompanharam atônitas o Desfile de Carros Alegóricos da 12ª Festa Nacional da Vindima, realizado no domingo (20), às 16h. A partir do tema da festa – A comida colonial e a alta gastronomia no maior produtor de vinhos do Brasil – o corso foi tomando conta da rua Borges de Medeiros, no centro de Flores da Cunha. Cerca de 400 figurantes de 12 comunidades do município participaram do desfile que contou com 20 alegorias. O próximo desfile acontecerá neste domingo (27), às 16h.
A interação com o público foi um dos destaques do desfile, que iniciou no maior estilo com a distribuição de uvas feita pela comunidade de São Vitor, uma forma de dar as boas vindas aos visitantes oferecendo a uva, principal produto do evento, para ser degustada. Conforme as alegorias iam passando, a cultura ao vivo ia seduzindo quem assistia o desfile. O corso seguiu o provérbio italiano “Se volemo ndar a vanti, tiremo tutti insieme” (Se quisermos andar para frente, vamos trabalhar todos juntos).
Uva, polenta, pipoca, biscoito, pinhão, bala, graspa, vinho, suco de uva e pão caseiro foram alguns dos sabores oferecidos ao público numa verdadeira festa colonial. Presente em todos os momentos, a cultura italiana foi evidenciada pela autenticidade dos florenses em retratar episódios marcantes do período da imigração.
A cada instante uma surpresa. Em cada alegoria o capricho e a beleza chamaram a atenção de todos. Sem deixar de lado a cultura italiana contada em detalhes, os carros ganharam sofisticação com elementos cênicos, aliando tradição e modernidade. Para isso, a festa contratou o artista plástico André Gnatta para dar suporte na cenografia.
Aguardadas pelo público, as soberanas da festa, a rainha Elisa Giani Toigo, e as princesas Ariane Schiavenin e Duana Nesello apareceram na 19ª alegoria, em um carro decorado com gigantescos cachos de uvas apresentando o tema “A Vindima”. Após o desfile, o evento continuou nos pavilhões do Parque da Vindima Eloy Kunz, onde a 12ª Festa Nacional da Vindima segue até 13 de março, de sexta a domingo.
Quem foi rainha nunca perde a majestade. O ditado é a mais pura verdade. Mesmo depois de ter deixado a coroa de rainha da 11ª Festa Nacional da Vindima, Fabiane Veadrigo não se distanciou do evento. Pelo contrário, abraçou a Comissão dos Desfiles e liderou um grupo de voluntários, mostrando que o trabalho em equipe é possível e faz toda diferença. O resultado pode ser degustado por todos na avenida.

Nenhum comentário: