domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vinho de peverella

Por falar em varietais diferentes, o deputado Adão Villaverde comemtou que, dia desses, bebeu um vinho de uva peverella, sobre a qual nunca havua falar, na região de Antônio Prado. Pareceu-lhe muito semelhante ao gewurztraminer. Zanus, o enólogo ddiretor da Embrapa Uva e Vinha, que estava na roda, comentou que se trata de uma vinha de origem italiana, provavelmente já extinta na Itália. Seu nome deriva de peverê – pimenta. Tarcisio Michelon, que também estava na roda, acrescentou que na região dos Caminhoas de Pedra, em Bento Gonçalves, uma família Salvatti faz vinho com peverella.

Um comentário:

Jorge Ducati disse...

Conheço o vinho da Sirena e Salvatti (Caminhos de Pedra), quando provei não gostei muito, mas fiquei surpreso quando fui tomar o resto da garafa alguns dias depois, aí estava muito bom. Reproduzo um comentário do Prof. Eduardo Giovannini feito em http://www.vinhosnet.com.br/produto.php?action=detalhes&codigo=375:

Eduardo Giovannini, 03/01/2008
Prezados produtores,

O vinho é excelente. Parabéns. No entanto, a uva Peverella não é originária do Vêneto e sim do Trentino-Alto Adige, onde, de maneira similar à Serra Gaúcha, atualmente existe em quantidades pequeníssimas. O nome correto da variedade é 'Verdicchio' que ainda é cultivada em grandes áreas na região de Marche compondo o vinho Verdicchio dei Castelli di Jesi.

Saudações cordiais,
Eduardo Giovannini - prof. viticultura CEFET Bento Gonçalves