segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Cooperativa Vinícola Garibaldi comprou marca Granja União
Oscar Ló e Alexandre Angonezi, da Garibaldi, Lídio Ziero e Dario Crespi, da Cordelier, assinando contrato de compra da marca Granja União
Foto de Maiquel Vignati
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Na época do negócio eu o noticiei, mas não com tantos detalhes. Eis a compra da marca Granja União, criada pelo meu amigo Luiz Mandelli, o Velho, lá pelos anos 30 e 40 e que se transformou da “marca do vinho gaúcho”, antes da Companhia Vinícola Riograndense ser vendida. Com a aquisição, a Garibaldi projeta dobrar a sua comercialização de vinhos finos no Brasil.
A Garibaldi comprou os direitos de produção e comercialização da histórica e conhecida marca Granja União, que estava sob domínio da Vinícola Cordelier, situada no Vale dos Vinhedos (RS). A vinícola Cordelier, do meu amigo Dom Lidio Ziero, por sua vez, também foi vendida, para um ex-sócio, que vai instalar no prédio uma fábrica de uísque que possui em Veranópolis.
O anúncio oficial da compra foi feito pelo presidente da Garibaldi, Oscar Ló, na Convenção de Vendas, em janeiro, reunindo cerca de 50 representantes da Garibaldi de todo o Brasil para um encontro de balanço e planejamento do ano. Hoje, a Garibaldi é referência de qualidade na elaboração de espumantes e suco de uva. “Vamos incrementar nosso portfólio de vinhos finos tendo a Granja União um dos carros-chefes”, afirma Oscar Ló, sem revelar os números envolvidos na negociação. “Estamos investindo na tradição de uma marca afirmada e
reconhecida, que ainda se mantém viva na memória das pessoas através de histórias contadas e passadas de pai para filho”, recorda. A marca é lembrada pelo seu tradicional slogan: “Não arrisque. Na dúvida, escolha um Granja União”.
Oscar Ló projeta dobrar a venda de vinhos finos da Garibaldi já em 2011, graças à Granja União. No ano passado, a cooperativa comercializou 280 mil garrafas de vinhos finos, um acréscimo de 45% sobre 2009. “Este ano, só de Granja União queremos vender 300 mil
garrafas”, calcula. O presidente anuncia que manterá os rótulos e a características dos vinhos Granja União, elaborados a partir das uvas riesling, malvasia, merlot, cabernet franc, cabernet sauvignon e tannat. “Só iremos acrescentar um moscatel e mudaremos o espumante brut”, revela. “Não tem por que modificar um produto plenamente aprovado pelo consumidor”, explica.
A aquisição desta marca é simbólica no ano em que a Garibaldi completa oito décadas de existência, 22 de janeiro. O rótulo Granja União surgiu no ano de seu nascimento, em 1931, elaborado pela Companhia Vinícola Riograndense, que anos depois tornou-se a principal concorrente da Garibaldi. A marca mudou consideravelmente o mercado e a concepção de vinhos no Brasil. “O rótulo Granja União foi o primeiro vinho varietal elaborado no país”, lembra Oscar Ló.
Para se ter uma ideia de sua importância, a Companhia Vinícola Riograndense chegou a ter 25% da produção de vinhos do Rio Grande do Sul. Dois anos depois de sua criação, passou a importar parreiras da Europa, para desenvolver experimentos na Granja União, localizada em
Flores da Cunha. O local funcionava como uma estação de aperfeiçoamento das videiras, com o objetivo de contribuir para eliminar vinhos de má qualidade e para disseminar a elaboração de vinhos com tecnologia adequada e sob controle. A marca Granja União foi a responsável pela definição das variedades viníferas mais conhecidas na Serra Gaúcha há até pouco tempo. Durante muitos anos, quando se falava em Riesling ou Cabernet, automaticamente associava-se o nome Granja União. O sucesso era tamanho, que as vendastiveram que ser limitadas já que a produção era insuficiente para atender à demanda.
A Garibaldi é a - 4ª produtora de espumantes do Brasil, - 7º produtora de vinhos finos e de mesa do Brasil, - 10ª empresa recebedora de uvas do Brasil, - Possui 340 associados de 10 municípios gaúchos, - Tem uma área de 32 mil metros quadrados.
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