quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Festa Nacional da Vindima abre nesta sexta

Final dos Jogos da Colônia e Desfile de Carros Alegóricos noturno são destaque na programação de sábado. Evento acontece em quatro finais de semana.
Flores da Cunha abre nesta sexta (18) a 12ª Festa Nacional da Vindima. Serão quatro finais de semana no período de 18 de fevereiro a 13 de março. Doze dias de muita festa, cultura, comida colonial, alta gastronomia, vinhos e, é claro, uvas. Serão mais de 50 atrações num cardápio de diversidade que convida o visitante a se divertir, se emocionar e aguçar os sentidos. A expectativa dos organizadores é de que mais de 100 mil pessoas visitem o evento.
Serão 54 estandes que estarão exaltando a economia da cidade, seja vinícola, seja moveleira, ou ainda de malhas, confecções e artesanato. A grande novidade é o novo formato do evento, que ao invés de utilizar montagem básica como em edições anteriores, ganha uma apresentação que resgata a arquitetura típica com estandes que representam uma vila, como coreto, igreja e até a réplica de uma cantina antiga.
Para a presidente Cristiane Passarin esta é uma oportunidade de mostrar a produção e os atrativos de Flores da Cunha. A cultura estará presente em cada canto do município, seja no Parque da Vindima Eloy Kunz, seja nas ruas da cidade ou no interior. É a colheita da uva que imprime no cotidiano das pessoas o aroma do trabalho e da cultura do vinho, sua gente e o universo que o contempla.
Entre as novidades destaque para o Wine Bar, um espaço alternativo criado especialmente para quem deseja degustar vinho ou espumante sem pressa e no maior estilo. E para quem aprecia a comida típica o 1º Festival do Menarosto e da Comida Colonial é uma excelente opção. Sete restaurantes da cidade (sede e interior) estarão oferecendo o prato durante o período da Festa. Os visitantes terão a oportunidade de saborear um autêntico almoço de colônia.
Visitar a Festa Nacional da Vindima é também viajar pelo tempo, assistindo a arte ao vivo expressa pelas mãos dos artesãos, agricultores e vinhateiros. Num ambiente de pura autenticidade o visitante poderá ver de perto a confecção de cestos de vime, chapéus de palha, pão caseiro, entre outros.
O legado herdado dos imigrantes italianos e a evolução de seus descendentes ganhará vida no desfile de carros alegóricos, grande atração da Festa. Serão quatro apresentações, sendo duas noturnas. A primeira está programada para este sábado (19), às 20 horas, na rua Borges de Medeiros, no centro. No mesmo dia, porém às 14 horas no Parque da Vindima, acontece a fase final dos Jogos da Colônia. Mais uma oportunidade para diversão e entretenimento. Após, ocorre a cerimônia oficial de abertura para autoridades, políticos, imprensa e convidados, com início marcado para às 17 horas.
Empenhada em valorizar a produção local, a Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha (APAC), montou uma programação com músicos, atores, artesãos e fotógrafos da cidade. Além da apresentação de bandas e corais, também será possível participar de cursos gratuitos de degustação de uva e vinho e ainda assistir a exibição de filmes em torno do tema vindima. Isso sem contar as exposições fotográficas e as peças teatrais.

Nenhum comentário: