quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Vinhos do Alentejo elege o Melhor Sommelier do Brasil 2016


Vencedor é o novo embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil durante o ano de 2016. Mais de 60 sommeliers de todo o país se inscreveram no concurso, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). O concurso tem o objetivo de aumentar a notoriedade dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro.
Etapa final contou com especialistas de São Paulo, Recife, Belo Horizonte. Rio de Janeiro, e Campinas. Concurso celebra também o aumento das exportações de vinhos do Alentejo para o Brasil. Vencedores das etapas regionais foram premiados com um tour e tasting exclusivo, com duração de uma semana, pela região portuguesa do Alentejo, à qual anseio voltar, depois de três viagens maravilhosas.
O sommelier Cláudio Moreira Alves, venceu o concurso  O Melhor Sommelier no Brasil 2016. Natural do Rio de Janeiro, o especialista participou da seletiva realizada na cidade de Campinas, em São Paulo. Com a conquista, ele exercerá a função de embaixador dos Vinhos do Alentejo no país, ao longo do ano vigente. 
Promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a iniciativa visa aumentar a notoriedade e o conhecimento sobre os vinhos da região no canal da restauração brasileira. Mobilizando cerca de 60 inscritos de todo o Brasil, a iniciativa tem o objetivo de descobrir e despertar talentos brasileiros para a área de vinhos, chamando a atenção para a produção do Alentejo, região que, pela expansão no número de garrafas, confirma cair cada vez mais, nas graças do apreciador brasileiro.
Segundo destaca Maria Amélia Vaz da Silva, do departamento de Marketing da CVRA, o nível de conhecimento dos sommeliers brasileiros é muito elevado, o que naturalmente valoriza o concurso. "Queremos proporcionar aos sommeliers do Brasil a experiência da identidade vitivinícola alentejana, dentro da nossa estratégia de reforço da presença dos vinhos do Alentejo no mercado brasileiro”, acrescenta.  
Esta 3ª edição do concurso anual, promovido pela primeira vez pela CVRA em 2014, atraiu cerca de 60 participantes e integrou como elementos do júri Rui Falcão, jornalista e crítico de vinhos português, Duarte Calvão, crítico gastronómico e Francisco Mateus, presidente da CVR Alentejana. A final incluiu um teste escrito e uma prova oral sobre os conhecimentos adquiridos, tendo o grande vencedor recebido como trofeu um decanter de cristal gravado com o título de Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil 2016. 
Mais do que o prémio, os oito finalistas da 3ª edição ficaram a conhecer de perto a realidade dos vinhos alentejanos, as grandes variedades de castas e os distintos terroirs. Os finalistas estiveram, durante a semana passada, na região do Alentejo, em Portugal, onde trocaram experiências com os produtores e enólogos desta região.
A terceira edição do concurso, realizada em setembro 2015,  envolveu sommeliers das cidades brasileiras de Belo Horizonte, Campinas, Recife e São Paulo, com um workshop conduzido pelo jornalista e crítico de vinhos portugueses Rui Falcão. No workshop foram apresentados conceitos-chave da região vitivinícola do Alentejo, tais como o seu histórico, terroir e perfil dos vinhos. Durante o evento, eles realizaram teste escrito e foram convidados a aferir as caraterísticas singulares dos vinhos alentejanos. Desta etapa resultou o apuramento de 2 representantes de cada cidade, perfazendo um total de oito finalistas que vieram ao Alentejo conhecer de perto a realidade e as especificidades da região. 

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

Nenhum comentário: