sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Garibaldi faz novos investimentos na sinalização da Rota dos Espumantes


                              Estrada do Sabor, por onde os maratonistas passarão
                                    Vicente Silveira/D/JN
    
                                              Placa da Rota dos Espumantes, em Garibaldi
                                                    Márcio Carlotto/D/JN
Com o intuito de reforçar a identidade de Garibaldi (RS) como Capital Brasileira do Espumante e lembrar a todos os transeuntes das principais rodovias de acesso, de que aqui se localiza a Rota dos Espumantes, três novos totens foram instalados em pontos estratégicos do município. O investimento é da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.
As estruturas, que medem 14,62m² e 5,89m², na Avenida Independência (entrada da cidade), no Vale dos Vinhedos e no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na BR 470. De acordo com a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, a iniciativa atende a uma demanda das 20 vinícolas integrantes do roteiro e renova a identidade da Rota dos Espumantes. “Esta é uma das ações que estamos desenvolvendo no intuito de promover cada vez mais esta importante rota”, define.
É a história de encantamento e memória que o visitante poderá encontrar na Rota dos Espumantes. De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro, aos dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos e espumantes do país. Nas grandes empresas e nas cantinas familiares, o visitante poderá visitar e conhecer esta história, bem como acompanhar as técnicas de elaboração charmat e champenoise, participar do processo de engarrafamento e aprender a degustar a bebida.
No dia 14, Garibaldi integrará a Maratona do Vinho. Muito além de uma competição esportiva, a Maratona do Vinho é um evento que coroa a temporada da colheita da uva, principal produto para a elaboração de vinhos e espumantes. No percurso oficial de 42.195 Km, a Maratona contemplará os munícios de Garibaldi, Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul no dia 14 de fevereiro.
Durante a atividade, os participantes percorrerão o Vale dos Vinhedos e a Estrada do Sabor, aliando o mundo do vinho, do turismo e da gastronomia com o do esporte. A prova contempla maratonistas de alto rendimento, atletas amadores, representantes de academias, clubes, associações, grupos de amigos e familiares que estão em busca de harmonia e saúde.
Na Fórmula 1a área de reabastecimento é nos Pit Stops, já na Maratona do Vinho, a área de reabastecimento é nos “Vino Stops” - momentos de  revezamento e descontração regados a uva, suco, vinho, pão, queijo, salame, além de músicas e assistindo danças típicas da região. Para a premiação dos atletas e das equipes, a competição apresenta outra particularidade: todos os atletas receberão a medalha de participação, e os três primeiros receberão troféus e uma porcentagem do seu peso corporal em vinho. Os três atletas ou equipes mais bem caracterizados, com o tema Uva e Vinho, receberão cestas com produtos coloniais.
Dotado de substâncias antioxidantes, o vinho é capaz de auxiliar na recuperação pós-prova. Os benefícios da bebida para a saúde estão relacionados com os polifenóis presentes nas sementes e na casca das uvas. O consumo moderado de vinho está associado ao bem-estar e à longevidade.

Detalhes sobre como participar, o regulamento e demais informações podem ser encontradas no site: http://www.maratonadovinho.com.br/home A organização da Maratona é da Lavandosky Promoções. A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, apoia o evento.

Nenhum comentário: