quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Terra da ovelha e do Texel. E também do bom vinho




                David Fontoura Martisn, Carlos Evangelista e Jair Menezes
                Foto Julio Reinecke/D/JN
A Cidade de Santana do Livramento (RS), na fronteira com Rivera, Uruguai, já é conhecida como Terra da Ovelha, pois possui o maior rebanho ovino do Rio Grande do Sul. Também é conhecida como Terra do Texel, pois possui o maior rebanho do mundo (do mundo!) desta raça especial para produção de carne de cordeiro. Mas, até hoje, ainda não consegui criar uma grande festa, um festival, em torno da carne de cordeiro. Isso está caindo de maduro.
As duas cidades tem outro aspecto que se destaca e se encaixa perfeitamente num festival de gastronomia; possuem várias vinícolas, tanto no lado brasileiro quanto no Uruguaio, produtoras de grandes vinhos finos, muitos deles com prêmios internacionais. São bons exemplos as vinícolas Carrau, a Almadem, a Coxilha de Santana, a Aliança e várias outras.,
Este assunto foi comentado por Carlos Evangelista no programa Panorama Rural, da TV, rádio e portal Fronteir da Paz, onde entrevistou os criadores de ovinos Jair Menezes e David Fontoura Martins, respectivamente, presidente e vice-presidente da Associação Santanense de Ovinocultores.Eles sabem da importância dos dois setores para a economia da fronteira-oeste do Rio Grande do Sul e sua representatividade em termos nacionais, mas precisariam incrementar mais a divulgação da carne de cordeiro e do vinho da Campanha.

Julio Reineckem, diretor do Portal Fronteira da Paz, informou que, a partir deste momento, o Portal Oficial da Fronteira da Paz, a Rádio e TV Fronteira Online, que acompanham, já, há mais de 3 anos a evolução deste segmento, iniciam uma parceria com o especial objetivo de divulgar á nivel nacional e internacional sua história e resultados, que, como afirmou Jair Menezes surpreende pelos maravilhosos resultados.

Nenhum comentário: