terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Merlot, o mais emblemático vinho da Larentis agora na safra 2012


Merlot Larentis 2012
D/JÁ

Lançamento chegaou com lote limitado de 3 mil garrafas, elaboradas com uvas próprias cultivadas no Vale dos Vinhedos. A uva Merlot é a variedade tinta emblemática da Vinhos Larentis, no Vale dos Vinhedos. Há 15 anos acumulando a experiência de vinificar vinhos finos, o Merlot é o mais reconhecido da vinícola ao longo de sua história. Aliado a esta superioridade no terroir está a qualidade da safra 2012, que proporcionou a chegada de um vinho espetacular, simbólico e carregado de personalidade. O Reserva Especial Merlot Safra 2012 chega num lote limitado de apenas 3 mil garrafas.
Com extremo cuidado e dedicação diária, a Família Larentis acompanhou de perto a evolução dessas uvas, todas cultivadas num vinhedo com 30 anos em produção. O resultado não poderia ser diferente, um vinho muito equilibrado, taninos macios e generosos e retrogosto agradável. “O Reserva Especial Merlot é um vinho elaborado somente em safras especiais, propícias para vinhos longevos”, destaca o enólogo da vinícola, André Larentis. 
As uvas utilizadas foram selecionadas manualmente. O processo de elaboração foi tradicional com controle de temperatura durante a fermentação e maceração prolongada, além de fermentação malolática. O envelhecimento foi em barricas de carvalho por nove meses. Depois de engarrafado, o vinho descansou na cave por mais de um ano. A dica de harmonização do enólogo são carnes vermelhas e massas com molhos condimentados e uma temperatura de serviço entre 16°C a 18°C.

Até hoje não esquecid que o André está me devendo a elaboração do Ucha Reserva Especial 2012, cujo corte elaboramos – eu, Gustavo, Hostch, Luciana, Artur e Mariana – durante uma visita que fizemos à vinícola naquela safra. Era um corte de 20% Marselan, 25% Ancellotta e 55% Merlot. Tenho certeza que seria um grande vinho.

Nenhum comentário: