terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Casa do Vinho no YouTube



Luiza
                                     Martini, enóloga e sócia da Casa do Vinho Famiglia Martini
                                       D/JN


A mais tradicional importadora de vinhos de Minas Gerais, a Casa do Vinho – Famiglia Martini (www.casadovinho.com.br), comemora o sucesso da nova plataforma de relacionamento com os clientes e interessados no mundo do vinho, o canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCXOvByf8QcK903Oh_heMhew). São dicas sobre características, uvas, regiões, viagens e gastronomia. Toda segunda-feira tem vídeo novo. Até agora, já foram 66 vídeos, desde a inauguração do canal, no começo do ano passado. Os temas mais vistos são: Espumante para o calor (https://youtu.be/hufsfR0NsdI?list=PLYkqiRSNjBOdOK5FKu-0hD55qo_MdPZl3); Vinhos do Porto (https://youtu.be/KSTZq57w8Tk); Quer beber excelentes vinhos e gastar menos? Alternativas de vinhos mais baratos (https://youtu.be/Tn08uMND37s)
Idealizado por Luiza Martini, enófila e sócia proprietária da Casa do Vinho, e pela sommeliére da casa, Gil Vesolli. Juntas, as duas filmam, editam, colocam trilha sonora e os créditos dos filmes. “Sem dúvida, é uma empreitada com ousadia e coragem, já que nossa experiência com vídeos, edição de sons e imagens era nula!”, confessa Luiza. “Nossa pretensão não é fazer vídeos super profissionais e cheios de frescura e, sim, estar perto de nossos clientes. Passar para cada um nossas experiências, dicas e sugestões. Dividir um pouquinho da nossa vivência no mundo dos vinhos”, conclui. “A gente quer interação, que os clientes assinem nossa playlist, comentem, curtam e sugiram temas para os próximos programas, afinal, os vídeos são para eles”, completa Gil.
A experiência dos primeiros meses trouxe muito aprendizado. No começo, a intenção de falar um pouquinho de tudo e passar informações mais detalhadas tornaram os vídeos muitas vezes um pouco longos demais. “É impressionante como o tempo passa voando quando estamos em frente às lentes. Não dá muito tempo para explicar do jeitinho que queríamos. O mundo hoje é dinâmico e a demanda de informações é grande, porém o mais resumido possível”, reflete Luiza.
Com isso em mente, Luiza e Gil fizeram uma nova playlist, com dicas rápidas e vídeos de aproximadamente um minutinho. “Assim, fica mais fácil, rápido e gostoso de ver. Mas, a ideia continua a mesma, sem frescuras, sem firulas, como se cada um dos clientes estivesse aqui na loja, conversando com a gente”, detalha Gil.
Sempre atenta aos rumos do mundo da Comunicação, Luiza Martini, que coordena este assunto na empresa, administra vários canais de relacionamento. Entre eles, a newsletter semanal, que veio do jornal que era mensal, o blog http://blogdacasadovinho.blogspot.com e o Facebook https://www.facebook.com/casadovinhobh. Além destes, a loja virtual conta com o chat on-line virtual gratuito, para dúvidas e sugestões sobre as compras na internet, respondido por sommelier. 
Seis décadas de história na importação e comércio de vinhos exclusivos consolidam a Famiglia Martini como referência em tradição, confiança e qualidade no mercado de vinhos em Minas Gerais. Criada por Arthur Martini em 1947, a Casa do Vinho – Famiglia Martini é a mais antiga importadora de vinhos em Belo Horizonte (MG) e dispõe de várias opções, entre vinhos, champagnes e espumantes importados de diversas vinícolas em todo o mundo. No Brasil, 95% destes rótulos são encontrados exclusivamente na Casa do Vinho, o que faz com que a loja seja responsável pela maior adega exclusiva de vinhos importados de Minas Gerais. Para selecionar os produtos, a Famiglia Martini tradicionalmente percorre o mundo para visitar produtores e degustar in loco novos rótulos e novas safras. 
A Casa do Vinho – Famiglia Martini está sob o comando do empresário Armando Martini que, ao lado de sua esposa Vera Martini e dos filhos Luiza e André Martini, aposta em produtos diferenciados, importando de diversos países – principalmente Itália, França, Espanha, Portugal, Chile e Argentina. Armando é filho do fundador da Casa do Vinho, Arthur Martini.
Com mais de seis décadas de tradição na comercialização e importação de vinhos exclusivos na capital mineira, a importadora é referência em Minas Gerais em vinhos de qualidade, atendimento especializado e preços competitivos.  Instalada desde 1969 na tradicional loja da Av. Bias Fortes, 1543, hoje a Casa do Vinho conta também com uma segunda loja no bairro Mangabeiras, na Av. Bandeirantes, 504, inaugurada no ano de 2004. 
Mais do que comercializar bons vinhos, a proposta da Casa do Vinho é apresentar para cada cliente que a arte de apreciar um bom vinho é uma verdadeira viagem aos sentidos. Uma viagem única e especial, pois cada garrafa conta uma história, cada rótulo traz uma experiência e um novo caminho a se descobrir, repleto de aromas e sabores. Este é o sonho da família Martini: a arte de viver cada momento, viver cada vinho.
A tradição da família Martini começou com a chegada de Agostino Martini ao Brasil no fim do século XIX (em 1896), vindo da Itália, da região Bologna, para recomeçar a vida na recém fundada cidade de Belo Horizonte. O primeiro negócio iniciado por Agostino foi a fábrica de massas Massas Alimentícias Martini, no início de 1900. Em 1947, seu filho, Arthur Martini, abriu a Padaria Martini, que além de pães, vendia pizzas entre outros alimentos e bebidas, inclusive vinhos.  Na década de 1950, Arthur começou a importar e comercializar vinhos estrangeiros para o mercado de Belo Horizonte e, aos poucos, a venda dos vinhos se tornou mais forte do que os outros itens da padaria.
No final da década de 1960, mais precisamente em 1969, Armando Martini, filho do Arthur Martini, também apaixonado e estudioso pelo mundo dos vinhos, inaugura a loja Casa do Vinho – Famiglia Martini na Av. Bias Fortes, 1543, endereço onde está até hoje, e passa a se dedicar à arte de buscar vinhos saborosos pelo mundo. Ao longo dos anos, a loja matriz foi se expandindo para proporcionar mais conforto aos clientes e garantia de qualidade dos produtos, com estoques totalmente climatizados, área de estacionamento para os clientes e o espaço Arthur Martini, em homenagem ao pai de Armando, especialmente criado para receber confrarias e produtores para degustações de vinhos.  
Em 2004, a Casa do Vinho inaugura sua segunda unidade, está no bairro Mangabeiras (Av. Bandeirantes, 504) em Belo Horizonte, e passa a oferecer mais uma opção de endereço para os clientes encontrarem os rótulos exclusivos importados pela Famiglia Martini. Também no início da primeira década do século XXI, foi lançado o primeiro site oficial da Casa do Vinho (www.casadovinho.com.br) e, em 2010, o Blog (http://blogdacasadovinho.blogspot.com.br), este assinado pela filha de Armando, Luiza Martini, que periodicamente publica colunas, notícias, dicas e informações relevantes e interessantes sobre o universo dos vinhos.

 Em 2012, focada no futuro, em consonância com a evolução da empresa da família, a Casa do Vinho investe na reformulação da sua marca para trazer contemporaneidade à sua imagem. A empresa passou a assinar “Casa do Vinho - Famiglia Martini”, incorporando o nome Martini à marca com o objetivo de dar mais personalidade à Casa do Vinho. Em 2014, a empresa lançou o serviço de E-Commerce.

Nenhum comentário: