quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A Vindima 2016 no Vale dos Vinhedos

  
E, para confirmar que o Vale dos Vinhedos está, mesmo, na contra-mão da crise, continua recebendo visitantes, fazendo festa, bebendo vinho, comendo copa, salame, queijo e pão, o hoteleiro Moysés Michelon, dono do belo Hotel Villa Michelon, realizou, maus uma vez, a Festa da Vindima. Foi dia 23 de janeiro. Desta vez, não fui, mas soube que foi, como sempre, maravilhosa, com degustação de uvas e de vinhos, pisa da uva, cursos, danças e jogos e muita comida. Tudo na Sociedade 8 da Graciema.
O roteiro enoturístico mais conhecido do Brasil, o Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, abriu oficialmente a Vindima 2016 no sábado, 23 de janeiro. Centenas de pessoas entre turistas de várias regiões do país, moradores da comunidade e autoridades locais e regionais tiveram a oportunidade de participar de uma extensa programação que começou de tarde e seguiu à noite com o propósito de celebrar e agradecer a produção de uvas e relembrar tradições dos antepassados. 
A primeira atração teve início às 17h com um curso de degustação, no Hotel Villa Michelon, ministrado pelo enólogo Rogério Carlos Valduga, da Vinícola Torcello. Em seguida foi aberta oficialmente a Vindima 2016 com a pisa das uvas pela rainha e princesas do Vale dos Vinhedos, Rochelli Conzatti Pereira, Graziela Feil e Júlia Barbieri Zorrer, respectivamente, embalada pela Banda Furiosa.
 O diretor geral do Hotel Villa Michelon, Moysés Luiz Michelon, organizador do evento com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), deu as boas-vindas a todos. Muito emocionado, Michelon não esqueceu de lembrar as dificuldades diárias, tanto de produtores quanto de vitivinicultores, e exaltou, principalmente, o belo trabalho desenvolvido por eles. 
Na sequência, todos foram convidados a participar de uma cerimônia religiosa e em seguida teve início o filó italiano na Sociedade 8 da Graciema, que contou com culinária colonial, degustação de vinhos, sucos de uva e espumantes das vinícolas do Vale dos Vinhedos. Corais típicos da região, jogos de baralho e mora também fizeram parte do evento. 

O Vale dos Vinhedos conta com mais de 400 propriedades que nessa época do ano estão carregadas de uvas, fruta quase pronta para ser colhida. Até março, a rota turística fica ainda mais movimentada com os caminhões que vão e vem para entregar a frutas nas vinícolas para logo em seguida dar início ao processo de elaboração dos vinhos e espumantes.

Nenhum comentário: