sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Também a Guatambu foi destacada pelo Descorchados




                                    Gabriela Hermann Pötter, enóloga e sócia da Guatambu
                                                    Alejandro Cardozo, enólogo uruguaio
                                                     Arquivo JN

Espumante Angus
Eduardo Rocha/D/JN


Os espumantes Angus Extra Brut, Guatambu Nature e Guatambu Extra Brut, da Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS, foram classificados entre os melhores espumantes do ano segundo o Guia Descorchados Brasil 2016. Das 226 amostras de bebidas avaliadas em degustação promovida no Vale dos Vinhedos, 18 foram classificadas entre os melhores do ano, sendo dois deles os rótulos Angus Extra Brut e Guatambu Nature. Os espumantes também integram as categorias de Melhor Método Tradicional do Ano, Melhor Nature do Ano e Melhor Extra Brut do Ano, com Angus e Guatambu Extra Brut, alcançando 91 (Nature e Angus) e 87 pontos (Extra-Brut).  O enólogo consultor da Guatambu, Alejandro Cardozo, é um dos profissionais citados na publicação, pelo destaque das vinícolas em que trabalha na avaliação, “centrado na experimentação com distintos métodos e cepas”.
Mais recente produto disponível no mercado, o Espumante Angus Extra-Brut, é uma parceria com Associação Brasileira de Criadores da Raça Angus. Elaborado com uvas Chardonnay, colhidas manualmente, é produzido pelo processo champanoise. Este é o segundo rótulo produzido pela vinícola para a Associação, que em 2014 lançou o Vinho Angus Tannat.
O espumante Nature é elaborado com uvas chardonnay, a partir de prensagem direta das uvas com 50 % de mosto flor, clarificação estática com frio e fermentação a baixa temperatura. Não teve adição de açúcar, apresentando apenas 1,7g de açúcar residual por litro. O rótulo foi vencedor da Grande Medalha de Ouro do Concurso do Espumante Brasileiro 2015.
O Guatambu Extra Brut já recebeu medalha de prata na Grande Prova Vinhos do Brasil 2015, além de Medalha de Ouro no 10º Concurso Internacional La Mujer Elige na Argentina. Exibe cor verde com tons platinados, perlage fino e abundante em uma coroa cremosa e persistente. Revela aromas finos de frutas de polpa branca, como ameixa branca e pera, dando lugar, em segundo plano, a notas delicadas de pão.

Segundo a sócia-proprietária e enóloga Gabriela Hermann Pötter, esta conquista é um marco na história da vinícola: “estamos muito orgulhosos de estarmos entre os eleitos do Guia Descorchados, referência na América Latina em avaliação de vinhos. Este resultado é reflexo de muito trabalho e dedicação de toda a equipe da vinícola”. 

Nenhum comentário: