terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Alunos do curso profissional de Sommelier da ABS-RS elaboram corte do Merlot da Confraria Spa do Vinho

           Adriano Miolo (camisa azul) e Deborah Villas-Boas Dadalt com a turma
                                 Aldemir Dadalt, Deborah Villas-Boas Dadatl e Adriano Miolo
Fotos Silvana Gentilini/Divulgação

Rótulo de 2012 da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos tem como novidade o uso de 15% de uma safra recente (2015). O Spa do Vinho e o Grupo Miolo, em parceria com a secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), ofereceram uma experiência única aos alunos do principal curso da entidade. Os futuros sommeliers foram convidados a ajudar a escolher o corte do Merlot MMXII D.O.V.V., da safra 2012, com a condução do consagrado enólogo Adriano Miolo e sua equipe. As opções de assemblage eram três Merlots com diferentes períodos de passagem por carvalho (6, 12 e 15 meses), além da mesma varietal colhida em 2015 com seis meses de barrica. O objetivo foi elaborar um vinho que poderá ser guardado por muito tempo. Depois de provar e descrever cada uma das amostras, foram apresentados três opções de corte. Por imensa maioria, os estudantes elegeram o corte que continha 65% de Merlot 2012 com 15 meses de madeira, 20% de Merlot 2012 12 meses e 15% de Merlot 2015 6 meses. Pela regra da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, pelo menos 85% de um assemblage deve conter o vinho da safra que se quer destacar. Porém, essa foi a primeira vez que a DO produzirá um vinho que apresenta, também, uma safra de um outro ano. “É uma possibilidade existente nas regras da DO que ainda não havia sido utilizada por nenhum produtor”, comenta a sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt.
O vinho da confraria tem como filosofia a elaboração de um rótulo de guarda para ser consumido em ocasiões especiais. Aldemir Dadalt, membro do Conselho Superior da Aprovale e sócio-diretor do Spa do Vinho, diz que ficou feliz com a escolha, já que o corte eleito era o seu preferido. “O exercício de degustar um vinho é sempre subjetivo, mas extremamente prazeroso e educativo”, destaca.
Com 25 membros, a Confraria Spa do Vinho é dedicada à produção de vinhos em sistema de condomínio que, além de produzir um merlot de comprovada qualidade, se reúnem mensalmente para participar de eventos técnicos e festivos em um dos locais mais belos do Vale dos Vinhedos, onde podem desfrutar de um luxury-hotel, além de spa vinoterápico.

Curso
A vinícola Santon recebe, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, o penúltimo módulo de sommelier profissional promovido pela ABS-RS com o suporte dos professores da ABS-SP. O módulo anterior, o quinto, aconteceu na Casa Valduga recebeu, de 15 a 17 de janeiro. O diferencial do curso é que ele é ministrado dentro de vinícolas – participam também Miolo, Aurora, Chandon e Don Guerino, além de Valduga e Salton. O módulo final, o de serviço, será no Spa do Vinho.
O módulo que será ministrado pelo professor Mário Teller Jr. na Salton abordará uso do carvalho, envelhecimento da bebida, além da enografia de Áustria, Hungria, Israel, Líbano, além de Bordeaux e Borgonha, duas regiões produtoras que são referência mundial.
A primeira turma de sommeliers profissionais tem mais de 40 alunos. Além de profissionais da cadeia do vinho, também fazem parte do grupo profissionais de outras áreas como médicos, advogados, médicos e profissionais liberais. 

Nenhum comentário: