sábado, 19 de março de 2011

Vinhos verdes em Porto Alegre

A Importadora Porto a Porto tem promovido degustações de vinhos da chamada "região dos vinhos verdes" de Portugal. O enólogo José Domingues, da Provam (sociedade que reúne 10 viticultores da sub-região de Monção e Melgaço que produz vinhos das castas Alvarinho
e Alvarinho/Trajadura) apresentou três rótulos produzidos pela empresa portuguesa. O evento aconteceu na Gourmandise em Porto Alegre.
Todos os vinhos degustados harmonizam muito bem com carnes leves como peixes e frutos do mar, e são ideais com pratos como bacalhau, risotos e massas. Também para acompanhar entradas leves. A sugestão da Porto a Porto para os convidados da Gourmandise foi a harmonização com atum em azeite de oliva e Dentresca de Atum em azeite de oliva, ambos da marca italiana Consorcio, com torradinhas.
Os três vinhos degustados foram:
Portal do Fidalgo
Produzido exclusivamente da casta Alvarinho. Esta casta é reconhecida como a melhor e mais fina casta branca Portuguesa. É cultivada na pequena Sub-Região de Monção e Melgaço, incluida na Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Possui aspecto límpido, cor citrina e aroma
complexo e elegante, muito mineral com notas citrinas à mistura com flores e frutos tropicais. No sabor é rico e fresco, mineral, encorpado, persistente e final longo com tipicidade marcante da casta Alvarinho. A safra degustada foi a 2008.
Varanda do Conde
Produzido a partir das castas Alvarinho (70%) e Trajadura (30%) - safra 2009. Possui aspecto límpido, cor citrina. Aroma frutado muito elegante, com destaque para os frutos tropicais, frescos e delicados. Em boca é encorpado, equilibrado onde a fruta e a frescura lhe dão um toque especial e apelativo como resultado da excelente seleção e combinação das castas Alvarinho e Trajadura.
Vinha Antiga
Esse é fermentado em barricas de carvalho francês durante seis a sete meses. É elaborado com 100% de uvas Alvarinho, das vinhas mais antigas. Aspecto cristalino; Cor palha/citrina; Aroma à casta, floral e frutado com notas cítricas, bem envolvida em madeira (baunilha e especiarias).
Em boca é equilibrado, fresco, untuoso e encorpado, com final exuberante, complexo e persistente. Safra 2008.

Nenhum comentário: