quinta-feira, 10 de março de 2011

Vinícola lançará voinho Marselan e espumante

Há 25 anos, em uma propriedade no interior de Flores da Cunha, tinha início oficialmente o que se tornaria uma das mais reconhecidas vinícolas brasileiras. No final de janeiro, a Viapiana Vinhos e Vinhedos deu início à sua 25º vindima sem esquecer do passado, mas olhando firmemente para o futuro. Para comemorar o momento a vinícola projeta o lançamento de novos produtos e começa o trabalho de fortalecimento de seu mais novo objetivo: se aproximar do consumidor.
Para isso, em meados de 2010 foi lançada a nova proposta de comunicação da vinícola. Sob o slogan Envolva-se, a Viapiana pretende aproximar o consumidor de seus produtos e filosofia através de uma série de ações. Está no ar o novo site da cantina, com espaços para compras e interação com o consumidor. Em março, será a vez de colocar em funcionamento outra ferramenta de comunicação com o consumidor final, esta, ainda mantida em sigilo.
“Envolva-se é fazer com que o consumidor integre a Viapiana, faça parte da nossa família e se aproxime cada vez mais. Foi por isso que criamos o Enoespaço e todas as ações que estão por vir. O objetivo da campanha Envolva-se é criar um laço que envolve todo este universo que é o vinho e a Viapiana”, afirma Cesar Curra, gerente de marketing da Viapiana.
O que já não é mais segredo é o lançamento de dois novos produtos, que comemoram os 25 anos da vinícola e ampliam seu mix no mercado de vinhos finos. Em abril, durante a Expovinis, em São Paulo, será apresentado o VIA1986 Marselan. Tratam-se de pouco mais de dois mil litros que ficaram um ano e meio em barricas de carvalho americano antes de serem engarrafados e ficaram mais seis meses em caves. Mais limitada ainda será a produção do espumante VIA1986 Champenoise Brut Chardonnay, com lançamento previsto para o final do ano. O primeiro espumante produzido através do método champenoise pela vinícola terá apenas 1,7 mil garrafas.
A Viapiana colheu sua primeira safra em 1986. No entanto, muito antes disso, em 1925, a família já era reconhecida como produtora de vinho para subsistência e simbolo da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A família chegou a receber neste ano, em Porto Alegre, uma medalha durante as comemorações pelo cinquentenário da chegada dos imigrantes. Durante boa parte de sua história foi uma grande produtora de vinhos de mesa e, desde 1999, é reconhecida pela qualidade e custo benefício dos vinhos finos. Em 2010 foi a única vinícola brasileira a receber medalha de ouro (Espumante Brut Viapiana) no Concours Mondial de Bruxelles, realizado em Palermo, na Itália, em abril. Mais de 6,6 mil amostras participaram do concurso.
Investimentos pesados em tecnologia e foco na qualidade do produto. O resultado disso, na Viapiana – Vinhos e Vinhedos é crescimento constante e um fechamento de ano cheio de perspectivas positivas para 2011. Pelo quarto ano consecutivo a vinícola deve crescer cerca de 10% em vendas e faturamento com vinhos finos e espumantes. Para o próximo ano a meta é ousada: dobrar este ritmo e aumentar a produção.
Com estimativas de crescimento de pelo menos 20% nas vendas, a vinícola passará das atuais 40 mil garrafas ano para cerca de 50 mil garrafas a partir de 2011. Para isso, além de aumentar a produção a Viapiana vai inserir novos produtos em sua linha de vinhos finos e espumantes, que atualmente conta com 11 itens, já reconhecidos internacionalmente. “Estamos registrando um crescimento sistemático na comercialização de vinhos finos e espumantes e sabemos que isso ocorre porque encontramos nosso formato de negócio, como boutique de vinhos finos, que aposta na qualidade aliada a um valor bastante vantajoso ao consumidor”, analisa Eumar Viapiana, um dos diretores da empresa.
Prova deste reconhecimento de qualidade que vem alavancando vendas é a mais recente premiação da vinícola. O Espumante Brut da Viapiana foi o único produto brasileiro a receber medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles, realizado em Palermo, na Itália, em abril de 2010. O concurso é um dos mais importantes do mundo e conta com 275 degustadores de 40 nacionalidade que avaliaram 6.624 amostras.

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