terça-feira, 22 de março de 2011
Carne de cordeiro cresce no mercado brasileiro
Gustavo Martini, do setor de Ovinos do Marfrig
Foto DU/JN
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Como escrevi na edição anterior, andei visitando fazendas, laboratórios de saúde animal e fábricas de rações, em São Paulo, à convite do Altair Albuquerque e sua Texto Assessoria, que criou o Road Show para Jornalistas do Agronegócio e Economia, e aproveitei para coletar algumas informações sobre cordeiros. A VPJ, por exemplo, lançou o hambúrguer de cordeiro, com 100% de carne ovina e peso de 120 gramas, embalado em quatro unidades, e ele está vendendo como nunca. Outras duas novidades da VPJ são lingüiça de cordeiro Prime e espeto de cordeiro Prime. O hambúrguer é macio, suculento e de sabor inigualável, como só poderia ser,sendo carne de cordeiro abatido jovem. Pode ser preparado em churrasqueira, grelha elétrica, chapa ou forno convencional.
Também peguei mais informações sobre a linha Seara Cordeiro, do Grupo Marfrig, sobre a qual já tenho escrito bastante aqui no Blog, pois participei do lançamento da carne, na churrascaria Parrilla Del Sur, em Porto Alegre. Mas, como é uma novidade de grande valorização para a carne de cordeiro e, obviamente, para a produção ovina, dou mais detalhes.
O Grupo Marfrig, uma das maiores empresas de alimentos à base de carne do mundo e maior fornecedor de carne de cordeiro no mercado nacional – conheci seu fundador, Marco Molina, certa vez, no Hotel Renaissance, em São Paulo, quando ele almoçava em companhia do gaúcho José Paulo Cairoli e do paulista Luiz Eduardo Batalha - lançou a linha Seara de cordeiros produzidos exclusivamente no Brasil, com qualidade diferenciada e garantia de origem Marfrig. Esta colocação é importante, porque o brasileiro, em geral, associa carne ovina de qualidade com carne importada. Nós temos excelentes carnes de cordeiro no país, desde que os animais sejam abatidos com idade entre 100 e 120 dias.
A linha Seara Cordeiro é composta por 14 cortes porcionados e congelados de sabor suave e alto padrão de maciez e suculência. Além dos cortes tradicionais popularmente difundidos nas churrascarias, como a Paleta e a Costela, a linha apresenta uma série de cortes porcionados, como Carré Francês, Bife de Pernil e T-Bone, de muito fácil preparo e que visa levar o consumidor menos familiarizado a experimentar o sabor dessa carne tão amplamente apreciada mundo afora. Este trabalho “educacional” do Marfrig é uma das muitas coisas boas do programa do frigorífico relacionado com ovinos.
“O ponto alto do lançamento desta linha é a diversificação. A linha Seara Cordeiro leva aos consumidores cortes especiais diferenciados e de alta qualidade, como nenhuma outra no mercado brasileiro”, informou Walter Scheufler, gerente de marketing da divisão Bovinos Brasil & Food Service do Grupo Marfrig. A linha Seara Cordeiro Tradicional também visa aumentar a popularização dos cortes de cordeiro no Brasil, que já são encontrados em algumas redes de churrascarias e restaurantes. O sabor, a saudabilidade, a simplicidade de preparo, a diversidade de opções e, principalmente, a garantia de origem, são os atrativos que faltavam para colocar a carne de cordeiro no cardápio usual dos brasileiros. O linguajar usado pelo Marfrig também ajuda na campanha para mostrar ao brasileiro, em geral, e ao nordestino, em particular, que não é “carne de carneiro”, é carne de cordeiro, o animal jovem, saudável, sem catinga e macio. Carneiro é o reprodutor, o pai do rebanho, cuja carne muitos poucos comem, porque é dura, musculosa, mal-cheirosa.
“Faz parte da nossa estratégia levar conteúdo educativo ao consumidor, desmistificando e abordando curiosidades sobre os ovinos, propondo receitas práticas e ressaltando características desconhecidas, como o alto valor nutritivo do cordeiro, alimento rico em fonte de proteínas,, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e potássio”, explicou Walter Scheufler. Nesse sentido, além dos produtos, os pontos de venda estão recebendo materiais educacionais para os consumidores, abordagem com promotores treinados e cursos especiais nos espaços culinários do varejo.
“O lançamento da linha Seara Cordeiro Tradicional somente é possível devido ao investimento contínuo do Grupo Marfrig na profissionalização da ovinocultura e na ampliação de escalas de produção”, explicou Gustavo Martini, coordenador de Ovinos do Grupo Marfrig. Conversei com ele sobre a existência de um grupo de criadores de ovinos texel, em Santana do Livramento, que tinha um acerto com o antigo Grupo Sonae para o fornecimento de 400 cordeiros por semana para os supermercados daquela rede e que ficaram sem este mercado quando o Sonae foi adquirido pelo Grupo Walmart. Martini se prontificou ir a Livramento, se os fazendeiros quiserem, para conversar com eles sobre o Programa Marfrig de Ovinos. Durante o Carnaval, quando fui pescar na região, conversei com o criador Claudino Loro, um dos líderes do grupo e ele se interessou por organizar uma reunião dos antigos fornecedores do Sonae para conversarem com Martini. Vamos ver se o assunto evolui. No lançamento da carne Seara Cordeiro, em Porto Alegre, estavam presentes Ronan Toniolo, Luciano de Andrade, Paulo Real Cortes e Gustavo Martini.
Em 2009, o Marfrig inaugurou sua primeira unidade industrial de cordeiros, em Promissão (SP). Atualmente, as unidades de Mato Leitão, Alegrete e Capão do Leão, adquiridas do antigo Mercosul, também operam com ovinos. No total, a capacidade instalada de produção do Marfrig é de 4.500 ovinos/dia. Para fornecer animais para este abate é que o grupo está incentivando a criação e a terminação de cordeiros em nove estados brasileiros, inclusive em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Os ovinos básicos do projeto são primera e highlander, mas criadores de outras raças podem participar.
Os interessados em conversar com o Gustavo Martini podem encontrá-lo em Bagé ou Alegrete (53 – 3421-8900) ou através do e-mail gustavo.martini@marfrig.com.br). Maiores informações em www.marfrig.com.br
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