sábado, 19 de março de 2011

Flores da Cunha realizou uma bela Fenavindima


Desfile de domingo reuniu 15 mil pessoas
Foto de Lucinara Masiero
................
Mais de 107 mil pessoas passaram pelos pavilhões do evento e pelos desfiles alegóricos. Próxima edição já tem data marcada.O maior produtor de vinhos do Brasil se despediu de seu maior evento, no domingo passado. Flores da Cunha encerrou a XII Festa Nacional da Vindima. Foram mais de 107 mil pessoas em quatro finais de semana – 49 mil visitantes nos pavilhões (14.306 de sexta a domingo) e 58 mil pessoas nos desfiles (15 mil no domingo). A próxima edição do evento está programada para a vindima de 2014.
“Foi um grande evento. Neste ano inserimos na programação uma série de novidades e passamos por um período de muita reflexão em torno da festa. Agora, no encerramento, é preciso agradecer a comunidade e aos visitantes, que compreenderam tudo isso e nos ajudaram a realizar esta grande festa”, ressaltou a presidente do evento, Cristiane Passarin. Acompanhada pelo prefeito Ernani Heberle, pela rainha Elisa Giani Toigo e pelas princesas Duana Nesello e Ariane Schiavenin, a presidente encerrou oficialmente o evento, durante show do Guri de Uruguaiana.
Entre os destaques da edição 2011 estiveram os quatro desfiles de carros alegóricos, um deles noturno. Apenas pela rua Buarque de Macedo, local dos desfiles, passaram mais de 58 mil pessoas. Elas acompanharam a encenação de cerca de 400 figurantes de 12 comunidades, distribuídos em mais de 20 alegorias. Eles interpretaram elementos típicos da colonização italiana, com aspectos religiosos, festivos e gastronômicos, além da participação de representantes e soberanas de festas da região.
Entre as novidades da 12ª edição da Festa Nacional da Vindima destaque para o Wine Bar, Cursos Gratuitos de Degustação de Uvas e Vinhos, o Festival do Menarosto, além da exposição de uvas de 303 produtores, que receberam o público com um aroma especial. A montagem dos estandes também chamou a atenção dos visitantes por exaltar a arquitetura típica italiana, sendo uma atração a parte.
Novidade neste ano também é a comemoração pela excepcional safra de 2011. A expectativa vem se confirmando com uma previsão de colheita superior a 100 milhões de quilos de uva. No auge da safra, o setor acredita que a colheita deverá se estender até o início de abril. O mais importante é que a qualidade também é histórica.
A XII Festa Nacional da Vindima foi realizada ao longo de quatro finais de semana, totalizando 12 dias de evento. Ao todo foram 54 estandes, reunindo empresas de móveis, malhas, confecções, artesanato e produtos coloniais.
Alguns números
49 mil pessoas nos pavilhões
58 mil pessoas nos quatro desfiles alegóricos
Venda de 4.800 pães caseiros
Distribuição de mais de 15 mil quilos de uva aos visitantes
54 estandes
2.616 mil pessoas nos almoços do Festival do Menarosto
120 pessoas nos cursos de degustação de vinhos (quatro turmas)
120 pessoas nos cursos de degustação de uvas (quatro turmas)

Nenhum comentário: