quarta-feira, 30 de março de 2011

Espumantes brasileiros são premiados na Grécia


Leocir Bottega, enólogo da Abe
Foto Ibravin
............
Depois de arrematar diversos prêmios em dois concursos realizados na França, o Brasil conquista mais duas medalhas, agora na Grécia. Em menos de três meses, os vinhos do Brasil já somam 18 prêmios em três concursos somente este ano.
O 11° Concurso Thessaloniki International Wine Competition, realizado de 8 a 10 de março, na cidade grega de Thessaloniki, dois espumantes brasileiros conquistaram uma Medalha de Ouro e uma de Prata. Foram degustadas 667 amostras de sete países, que foram avaliadas por 35 degustadores internacional. O Concurso é organizado pela Associação de Produtores de Vinho do Norte da Grécia e conta com o apoio da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV).
O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Leocir Bottega, esteve representando o Brasil no evento. Segundo ele, o concurso foi tranqüilo e muito bem organizado. “A região encanta pelas belezas naturais, como as ruínas de antigas civilizações, a vista do Monte Olimpo e, principalmente, por ter sido o palco de fatos importantes na história da humanidade”, destaca. Bottega salienta que os vinhos gregos têm uma tipicidade regional, na sua maioria elaborados com variedades locais. “Encontrei em alguns vinhos brancos características semelhantes aos vinhos da Serra Gaúcha, no que se refere a acidez, frescor, aroma e jovialidade”, ressaltou.
PREMIAÇÕES
Medalha de Ouro
Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Medalha Prata
Casa Valduga Espumante Gran Reserva Extra Brut 2004 - Casa Valduga Vinhos Finos

Nenhum comentário: