quarta-feira, 30 de março de 2011

Lovara colhe safra excepcional na Serra Gaúcha

O projeto Lovara Vinhas e Vinhos, que faz parte do grupo Miolo está colhendo neste ano uma das melhores safras de sua história. As boas condições climáticas garantiram a elaboração de vinhos de qualidade acima da média, na região dos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves.
A empresa concluirá a safra na última semana de Março com a colheita da variedade tardia, acabernet sauvignon. A estimativa é atingir a produção de 120 mil quilos de uvas e elaborar cerca de 100 mil litros de vinhos.
Além de ter contado um clima seco e ensolarado no verão, favorecendo o bom desenvolvimento das frutas, a Lovara utilizou práticas nos vinhedos e na cantina que potencializaram a qualidade dos vinhos. A vindima foi realizada de forma seletiva, onde apenas os melhores cachos sãocolhidos. Todo o processo de recebimento das uvas foi por gravidade, garantindo a integridade das frutas, explica Henrique Benedetti, enólogo responsável pela vinícola.
A Lovara tem hoje cinco hectares de produção própria e 10 hectares de vinhedos de terceiros. A produtividade média é de 8 toneladas por hectare.
A Lovara Vinhos e Vinhas está na Serra Gaúcha, uma região montanhosa, marcada pela presença do Rio das Antas, com altitudes que variam de 400 metros a 800 metros. Seguindo o conceito de vinícola boutique, elabora anualmente cerca de 100 mil litros de vinho em 50 hectares. A estimativa é produzir 300 mil litros de vinhos em 2018. Na Lovara, são produzidos os vinhos Lovara Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon, além do superpremium Gran Lovara.
A Miolo Wine Group é líder no mercado nacional de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras, com cerca de 40% de market share, e referência em qualidade. A empresa elabora mais de 100 rótulos produzidos em sete projetos vitivinícolas no Brasil, de diferentes regiões, incluindo as parcerias internacionais com Argentina, Chile, Espanha, Itália e França. É a maior exportadora brasileira de vinhos e está entre as principais produtoras de espumantes, com participação de 15% no mercado.
As empresas do grupo elaboram 12 milhões de litros de vinhos finos e possuem a maior área de vinhedos próprios no País, com 1.150 ha, todos de uvas viníferas, conduzidas pelo sistema vertical (espaldeira).

Nenhum comentário: