sábado, 19 de março de 2011

Dunamis prepara vinho para iniciar exportação


Os vinhedos da Dunamis são em Dom Pedrito (RS)

José Antônio Peterle é o proprietário da Dunamis
Foto Ana Paula Naresco
................
Empresa com vinhedos nas regiões da Campanha e da Serra do Rio Grande do Sul, a Dunamis acaba de ingressar no projeto Wines of Brasil, projeto de promoção comercial dos vinhos finos brasileiros no mercado externo.
A “Dunamis, vinhos e vinhedos”, que lançou seus primeiros vinhos no final de 2010, prepara a sua entrada no mercado internacional em 2012.
A primeira variedade colhida na atual safra foi a Pinot Grigio no vinhedo Três Cerros em Dom Pedrito. “A qualidade desta uva alcançou um nível surpreendente e, por isso, dará origem a um vinho branco de qualidade superior que, em um primeiro momento, será destinado exclusivamente à exportação”, revela o proprietário José Antônio Peterle. Segundo ele, os vinhos da uva Pinot Grigio são muito apreciados no mercado internacional, com boa aceitação na Europa e nos Estados Unidos.
Pensando no mercado externo, a Dunamis ingressou no Wines of Brasil, projeto de promoção comercial dos vinhos finos brasileiros no mercado externo, realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Segundo o CEO da Dunamis, Júlio César Kunz, a empresa ainda não participará este ano de ações comerciais no exterior, pois será um ano de planejamento, definição de mercados-alvo, adaptações da estrutura interna e de desenvolvimento dos vinhos e embalagens que formarão a linha de exportação da Dunamis. “A partir de 2012 trabalhamos muito fortemente na internacionalização da Dunamis”, anuncia.
“Escolhemos o nome Dunamis, que é compreendido em todo o mundo, significando poder e força, em grego, justamente porque já planejávamos ingressar no mercado global de vinhos”, observa Kunz. Este ano, o foco comercial será o Rio Grande do Sul. Mas no próximo, a empresa pretende entrar em São Paulo e dar a largada ao seu projeto de exportação.
Com vinhedos na Campanha Gaúcha (15 hectares em Dom Pedrito) e na Serra Gaúcha (10 hectares em Cotiporã), Peterle lançou dois vinhos em novembro do ano passado – o tinto Dunamis Cor Merlot/Cabernet, da safra 2008, cujo estoque já se esgotou, e o branco Dunamis Ser Sauvignon/Chardonnay, da safra 2010. Um novo lote do Dunamis Cor Merlot/Cabernet, agora da safra 2009, será lançado em abril.

Nenhum comentário: