sexta-feira, 25 de março de 2011

Wines from Brasil mostrou vinhos na Holanda


Vinhos brasileiros apresentados a sommeliers e jornalistas em Amsterdã
Foto Paula Kleinowski / Divulgação / Wines of Brasil
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Em Amsterdã, 11 vinícolas apresentaram seus vinhos e espumantes para sommeliers, jornalistas, compradores e formadores de opinião holandeses. País dos moinhos foi o 3º principal destino dos vinhos brasileiros em 2010. Os vinhos brasileiros foram apresentados com sucesso na Holanda, dia 21 de março. Como ocorreu nos últimos anos e por duas vezes em 2010, o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o projeto Wines of Brasil (Wof), realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil, promoveram uma degustação para um Clube de Sommeliers da Holanda no NH Barbizon Palace Hotel, em Amsterdã.
Onze vinícolas – Aurora, Boscato, Casa Valduga, Cordilheira de Santana, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Miolo, Piagentini, Pizzato, Salton e Santo Emilio – estiveram presentes mostrando seus vinhos e espumantes a 17 sommeliers convidados pela Embaixada Brasileira nos Países Baixos. A degustação acompanhada de palestra sobre os vinhos brasileiros foi feita pelo professor e jornalista holandês, Chris Ablas, que esteve no Brasil no ano passado.
Este tipo de evento – degustação – tem se mostrado bastante eficaz para as vinícolas verde-amarelas. No ano passado, as exportações de vinhos brasileiros aumentaram 150% para a Holanda, na comparação com o ano anterior. Os vinhos brasileiros vendidos à Holanda faturaram US$ 250,5 mil no ano passado, ante US$ 101 mil em 2009. Assim, o país dos moinhos passou da 6ª posição, em 2009, para o 3º lugar no ranking dos principais destinos dos nossos produtos vinícolas em 2010. “Este ano, os sommeliers disseram que notaram uma evolução nos vinhos brasileiros degustados”, afirma Andreia, acrescentando que, segundo eles, provavelmente este acréscimo de qualidade se deve ao tempo maior das videiras plantadas no Brasil.
Os espumantes continuam sendo uma unanimidade, tanto pela sua excelente qualidade como pela boa relação custo-benefício. Os vinhos tintos de variedades mais exóticas – como Cabernet Franc, Ancellotta e Teroldego, entre outros – foram os mais elogiados. Mas também sobraram loas a rótulos tradicionais elaborados a partir das cepas Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat. Houve a sugestão de que o espumante rosé poderia ser um atrativo para as comemorações do Dia dos Namorados.
- Depois da palestra, ocorreu uma degustação aberta para 70 pessoas, entre importadores, jornalistas e formadores de opinião escolhidos pela Embaixada do Brasil nos Países Baixos. Para encerrar o dia, um jantar harmonizado com vinhos brasileiros celebrou a parceria entre o MRE e o Ibravin, além da crescente presença dos produtos verde-amarelos na Holanda.
- Entre as autoridades presentes, destaque para o ministro Carlos Alberto Asfora, o cônsul honorário Reiner W. L. Russel, o gestor de projetos da Apex-Brasil, Marcos Soares, além de Ivens Signorini, da Embaixada do Brasil nos Países Baixos.
- Empresas como Casa Valduga, Lidio Carraro e Miolo, sempre presentes nos eventos promovidos na Holanda, aumentaram significativamente suas vendas para o país dos moinhos. A Lidio Carraro dobrou suas exportações para a Holanda em 2010; as da Casa Valduga cresceram quatro vezes; e a Miolo aumentou em mais de cinco vezes as suas vendas.

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