terça-feira, 1 de março de 2011

Encontro de Negócios aproxima vinícolas brasileiras de importadores nos EUA


Patricia Carraro também vendeu seu vinho

Francine Kaga, atendendo importadores

Rosana Pasini, da Aurora em Nova Iorque
Fotos Ibravin/D
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Evento realizado na Embaixada do Brasil em Nova Iorque teve promoção do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil, com apoio do Ministério das Relações Exteriores. Uma rodada de negócios com o objetivo de identificar importadores para seis vinícolas brasileiras no mercado norte-americano foi realizada, dia 14 de fevereiro, na Embaixada do Brasil em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O evento foi uma promoção do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e teve apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Organizada pela empresa QW Wine Experts, presidida pela consultora Nora Favelukes, o encontro reuniu oito importadores para encontros com as vinícolas Aurora, Dom Cândido, Geisse, Lidio Carraro, Sanjo e Santo Emilio (estas quatro últimas representadas pela Suriana Trading). Foram realizadas 24 reuniões.
Segundo a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, o evento deu seguimento aos contatos realizados pelas vinícolas no evento “Buscando Importador”, realizado no dia 30 de setembro do ano passado, também em Nova Iorque. “A ação foi extremamente positiva, pois conseguimos avançar nas negociações entre importadores e vinícolas brasileiras interessadas no mercado norte-americano”, relata. Os compradores, alguns com distribuição nacional, foram selecionados conforme o perfil dos participantes.
Os importadores presentes disseram que a realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil e da Olimpíada em 2016 no Rio de Janeiro chamam a atenção dos consumidores norte-americanos para os vinhos verde-amarelos. “Daqui para frente, o Brasil e seus vinhos serão muito comentados por aqui”, disse o comprador Gary Grunner, da Grapes On the Go Inc. “Os compradores nos deixaram mais certos ainda de que a hora de entrar no mercado de vinhos dos Estados Unidos é esta”, destaca Andreia.
Lorraine Raguseo, diretora de Comunicações da empresa Quintessential Wines, especializada em vinhos butique, disse haver um grande potencial para o vinho brasileiro no mercado norte-americano. John Cristello, vice-presidente da Vineyard Brands, salientou que as empresas que tiverem produtos com uma boa relação custo-benefício terão mais facilidade de entrar nos Estados Unidos, cujo mercado é extremamente competitivo, com grande oferta de produtos. “Em 2014, os Estados Unidos deverá ser o maior consumidor mundial de vinhos, ultrapassando França, Itália e Inglaterra”, informa Andreia.
Começou na sexta-feira, 25 de fevereiro e foi até domingo, 27, a segunda participação dos vinhos brasileiros na New York Wine Expo, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com a participação de oito vinícolas, quase o triplo da estreia no ano passado. A comitiva brasileira ocupou quatro mesas – com o patrocínio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) – na NY Wine Expo, uma feira voltada ao trade e também aberta ao consumidor norte-americano, que teve a oportunidade de conhecer e degustar vinhos de diversos países e produtores no Jacob K. Javits Convention Center. O time do Wines of Brasil estava escalado com Aurora, Lidio Carraro, Casa Valduga, Miolo e a trading Suriana, que representou as vinícolas Geisse, Sanjo, Santo Emílio e Dom Cândido. Na edição de 2010, Casa Valduga, Lidio Carraro e Miolo participam pela primeira vez desta feira, que este ano recebeu em torno de 150 expositores e 600 vinhos de todos os lugares do mundo.

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