O presidente da Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha, Afrânio Moraes Filho, e o vice-presidente, Walter José Pötter, da Vinícola Guatambu, de Dom Pedrito, aproveitaram a Expovinis para fazer o lançamento da associação, que chegou na feira com 14 vinícolas associadas e saiu com 15, pois Galvão Bueno, que produz na mesma regiões, assinou ficha. Estavam presentes vitivinicultores de todo o País, mas principalmente gaúchos, como Adriano Miolo, e também o deputado federal gaúcho Afonso Hamm, defensor da região. Foi no dia 28 de abril. Hamm (PP-RS), que preside a Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, representou oficialmente a Câmara dos Deputados no 14º Salão Internacional do Vinho – Expo Vinis Brasil 2010.
A região da Campanha – que pode ser a Nova Califórnia - já é referência na colheita de boas safras de uvas, devido à localização e clima favoráveis. Hamm parabeniza os empresários que tiveram a iniciativa de formar a associação.
“A entidade vai contribuir para promover ainda mais os vinhos finos da região da campanha gaúcha no âmbito nacional e internacional. Tenho orgulho de ser dessa região, onde também sou produtor de uvas e vinhos”, enfatizou Hamm ao destacar que a região da campanha junto com a serra gaúcha e demais regiões produtoras irão expandir os negócios do setor.
A associação foi formada com suporte do Sebrae, tendo como gestor Tauê Bozzetto Hamm. A proposta do projeto é atender a 100 empreendedores e aumentar o volume comercializado de vinhos em 80% até 2012.
O parlamentar também salientou que a Expovinis é o maior evento de promoção dos vinhos brasileiros no âmbito do país e no internacional. Afonso Hamm destacou que tem estimulado o desenvolvimento desse setor em diversas ações. Recentemente, indicou uma emenda para o Ibravin, no valor de R$ 100 mil, visando à promoção do vinho brasileiro e a defesa da vitivinicultura brasileira. O recurso é para a realização de eventos, seminários, capacitação de produtores e debates para o fortalecimento do setor, dos produtores e instituições que integram os diferentes elos da cadeia produtiva da viticultura, vinhos e derivados, que degustados e apreciados de forma moderada, tem grande valor nutricional, além de ser considerado com benefícios à saúde.
Para que esta edição não fique muito longa e a leitura cansativa, vou terminar por aqui. Deixarei outras informações da Expovinis para a próxima edição)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário