domingo, 30 de maio de 2010

A taça certa para cada tipo de vinho

O vinho é uma bebida muito apreciada há tempos, mas não basta selecionar um bom rótulo para obter uma boa degustação da bebida. A escolha da taça e a quantidade de vinho colocada também são fundamentais. Quando for servir o vinho, não se deve encher toda a taça - o ideal é deixar sempre uma margem de segurança para que seja possível agitar a taça para analisar o aroma da bebida. “Para não errar, coloque no máximo até um terço da taça para vinhos tintos; para brancos, até metade; e para espumantes, a quantidade pode chegar a três quartos”, recomenda a enófila Adriana Grasso.
Outra dica importante é a taça que vai ser utilizada para servir o vinho. Sirva o vinho sempre em taças transparentes; as coloridas são lindas, mas não são adequadas para a bebida. “Uma das análises que fazemos da bebida é a visual. Com uma taça colorida ou cheia de detalhes, como isso seria possível?”, explica Adriana.
A taça também deve ser de cristal, e não de vidro. “O cristal tem porosidade. O vinho, quando rotacionado, adere aos poros, deixando o aroma mais evidente. O vidro não possui esta porosidade”, explica.

Nenhum comentário: