Vinhos, espumantes e carne de cordeiro foram destaques no evento Sabores do Rio Grande. Promoção do Sebrae-RS. A culinária sofisticada, pontuada por receitas produzidas com carne de cordeiro, foi forte aliada dos produtores de vinhos e espumantes gaúchos na quinta edição do projeto Sabores do Rio Grande, terça-feira, 18 de maio. O encontro, no Novotel, em Porto Alegre, proporcionou tempero adicional no faturamento das vinícolas da Serra e Campanha Gaúcha, por meio de rodadas de negócios e agendas de capacitações. A iniciativa foi do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e da Associação Brasileira de Enologia (ABE).
Na Serra gaúcha, a viticultura tem forte expressão por meio da produção de vinhos, espumantes e suco. A gestora do projeto Fortalecer o Setor Vitivinicola da Serra Gaúcha, Janine Basso, explica que “o processo de prospecção de compradores para a rodada de negócios é bastante intenso. Cada vinícola irá mostrar seus produtos para no mínimo seis empresas”. Essa prospecção, conforme explica Janine, está sendo realizada de acordo com a demanda das vinícolas. “Algumas têm produtos que poderiam ser colocados em lojas especializadas, outras agregam itens como o suco integral, que também pode estar nos supermercados”, conta.
A rodada de negócios reuniu 25 empreendimentos – 23 vinícolas e dois grupos de produtoras de carne. A gestora reforça a importância da iniciativa, destacando uma característica do mercado brasileiro. “É sempre um desafio fazer essa aproximação, porque tem muito vinho no mercado, e a concorrência com o produto importado é grande, pois entra no País com um preço acessível. Precisamos também mostrar para o consumidor a qualidade dos vinhos que produzimos e, assim, trabalhar a imagem do produto brasileiro”.
O gestor do projeto Desenvolver o Polo de Produção de Frutas e Vinhos da Campanha, Tauê Hamm, afirma que “a rodada fezr uma aproximação entre as partes, até porque muitas empresas ainda não tem representantes comerciais, então foi uma boa oportunidade”. De acordo com Hamm, a iniciativa foi positiva, também, para quem começou a trabalhar com produção de vinho e espumantes há pouco tempo. “Algumas empresas participantes produziam apenas matéria-prima, e lançaram seus vinhos e espumantes recentemente, portanto, tiveram a oportunidade de avaliar o mercado e, claro, fazer negócios”. Segundo o gestor, o evento foi uma oportunidade para promover a nova região vitivinícola – Campanha Gaúcha, a qual vem se destacando como referência em produção de vinhos finos de alta qualidade, conquistando prêmios em concursos nacionais e internacionais.
Já o curso sobre serviço do vinho, realização da ABE, destinou-se a profissionais que integram o projeto Polo de Gastronomia e teve como objetivo proporcionar conhecimento sobre o assunto, bem como os vinhos da Serra e Campanha. Janine Basso explica que “um dos objetivos do projeto é o aumento da comercialização, então é importante trabalharmos os profissionais que estão em contato direto com o cliente”. De acordo com a gestora, duas turmas integraram o curso. Após a capacitação, foi aberto o espaço de degustação para que os profissionais da gastronomia pudessem conhecer as empresas e as características dos produtos.
Na sequência, aconteceu a apresentação destes vinhos e espumantes e receitas com carne de cordeiro do cheff José Forte para o público consumidor, através de um coquetel que marcou o lançamento da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha. Essa mistura diferenciada fez parte da 5ª edição do projeto Sabores do Rio Grande, ação que valoriza os produtos regionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário