segunda-feira, 17 de maio de 2010

1º Festival do Moscatel em Farroupilha

O lançamento do 1º Festival do Moscatel foi realizado na sexta-feira, 7 de maio, após a abertura oficial da Fenakiwi 2010. Cerca de 300 convidados foram recepcionados no espaço reservado do evento, onde conferiram a farta gastronomia e os vinhos, espumantes e sucos servidos à vontade. Entre eles estiveram o prefeito Ademir Baretta, os secretários de Agricultura, Nestor Zanonato, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sílvio Chies, os presidentes da Fenakiwi, Renato Bellaver, e da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes Sucos e Derivados (Afavin), Tiago Tonini, e o representante da Embrapa Uva e Vinho, pesquisador Samar Velho da Silveira. Eles fizeram o brinde inicial que marcou a abertura oficial do Festival.
Tonini enfatizou tratar-se de um marco na história do município a instituição desse evento, que evidencia nacionalmente o posto ocupado por Farroupilha de maior produtor brasileiro das variedades moscatéis e que faz parte das ações estimuladas pelo projeto que almeja obtenção da Indicação Geográfica para o município, em desenvolvimento junto com a Embrapa Uva e Vinho. Em 2009, conforme dados do Instituto Brasileiro do Vinho, somente da variedade moscato branco (a principal Vitis Vinífera branca do Estado, em volume) o município respondeu por mais da metade da produção estadual. Farroupilha também detém, conforme Cadastro Vitícola do RS 2005/2007, a maior área de cultivo de uvas moscato branco do Estado.
O 1º Festival do Moscatel é uma realização da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin); Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo; e da 19ª Fenakiwi.
O 1º Festival do Moscatel receberá os visitantes até o final da Fenakiwi, em 23 de maio, durante os finais de semana (sextas, das 18h às 22h; sábados, das 11h às 22h; e domingos, das 11h às 18h). O valor para participar é de R$ 35,00 por pessoa. Esse ingresso confere direito a uma taça de vidro personalizada do Festival e às bebidas e comidas servidas à vontade no espaço reservado. Crianças com até cinco anos de idade tem entrada franca e as de seis a 12 anos pagam R$ 10,00.
Além dos vinhos, espumantes e frisantes moscatéis, que são o foco do Festival, há opções de espumante brut, vinho tinto e suco de uva. As bebidas são de oito empresas expositoras, associadas à Afavin: Adega Chesini, Cooperativa São João, Irmãos Benacchio, Vinhos Finos Velha Cantina, Vinícola Colombo, Vinícola Irmãos Basso, Vinícola Perini e Vinícola Tonini. O cardápio é composto por tábuas de frios com copa, salame, queijos, presunto, lombo canadense, pepino, azeitona, queijo de porco, morcília e torresmo. Galeto, polenta frita, queijo frito e grostoli complementam o cardápio. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3261.6964 e (54) 3261.6931.

Nenhum comentário: