quarta-feira, 12 de maio de 2010

Produtores do Alentejo prestigiaram Expovinis com novidades

As vinícolas portuguesas da região do Alentejo, Herdade dos Grous e Herdade da Malhadinha Nova, participaram da última edição da Expovinis, de 27 a 29 de abril de 2010, em São Paulo (SP). O evento, a maior vitrine de vinhos da América Latina, reuniu, em sua 14ª edição, consagradas importadoras e apresentou milhares de rótulos de todo o mundo.
A Herdade dos Grous, referência de vinhos portugueses, é comandada pelo renomado enólogo Luis Duarte que, com mais de 25 anos de experiência profissional, está ligado a vários projetos de sucesso no Alentejo. “Os vinhos que faço são muito diferentes uns dos outros; é trabalho do enólogo respeitar o terroir”, explicou Duarte que, recentemente, recebeu o título de Produtor do Ano pela conceituada revista alemã Der Feinschmecker e figura entre os melhores enólogos do mundo. Os vinhos Herdade dos Grous são marcados pelo frescor e pela franqueza do seu frutado; são vinhos de grande guarda quando se trata de tintos e de grande riqueza aromática no caso dos brancos. Em anos especiais, é produzido o Herdade dos Grous 23 Barricas; já quando as condições são excepcionais, produz-se o Herdade dos Grous Reserva. Respeitando a influência da Lua, produz-se o Herdade dos Grous Moon Harvested e, em todos os anos, é produzido o Herdade dos Grous nas variedades tinto e branco.
Luis Duarte começou em 2007 um projeto pessoal com um terroir próprio de dez hectares onde pretende produzir em torno de 50 mil garrafas por ano. Um dos novos vinhos criado por ele é o Rubrica. “Este é um vinho que faço com a ajuda de amigos; para casa país existe um amigo que assina comigo o rótulo. Em Portugal, por exemplo, conto com quatro estagiários, que é uma maneira que encontrei de prestigiar e incentivar quem está começando na área”, conta Duarte. No Brasil, Licínio e Luli Dias, sócios da Épice Importadora e responsáveis pela importação do Rública e do Herdade dos Grous, assinam o rótulo, que chega por aqui em junho de 2010.
Amigos pessoais, Luis Duarte e Paulo Soares, proprietário da Herdade da Malhadinha Nova, outra vinícola de grande prestígio do Alentejo, participaram da feira com muito entrosamento. O próprio Luis Duarte é o enólogo consultor da Malhadinha. A empresa de Soares tem um conceito de menor volume de produção - são apenas 200 mil garrafas anualmente exportadas para 25 países. Entre os rótulos disponíveis no mercado nacional estão o Marias da Malhadinha, Malhadinha Tinto e Branco e Monte da Peceguina Tinto, Rose e Banco. O Marias da Malhadinha foi eleito um dos três melhores vinhos de Portugal durante o evento.
Em pouco mais de 20 anos de história, a Épice Importadora tem conquistado inúmeros paladares em todo o Brasil. Tem um portifólio de mais de 200 rótulos de vinhos, dos quais a grande parte provêm de vinícolas cujas produções não visam à venda em grande escala, mas sim à busca pela altíssima qualidade. São os chamados “vinhos de conceito”, que alcançam mais de 90 pontos - numa escala de 50 a 100 - no Sistema de Avaliação de Robert Parker. Entre os produtores com tais características se destacam a Alta Vista, localizada na Argentina; a Malhadinha Nova, em Portugal; IL Borro, na Itália e as espanholas Muga e Emilio Moro. Além destes Países, a empresa trabalha com vinícolas do Chile, França e Hungria.

Nenhum comentário: