terça-feira, 11 de maio de 2010

Cozinhando em Brasilia

Dentro da importânte feira Ciência para a Vida, montada pela Embrapa, em Brasília, para homenagear os 50 anos de Brasilia e comemorar o aniversário da própria organização, tive uma grande oportunidade de falar sobre a situação da ovinocultura no Brasil e, ao mesmo tempo, cozinhar alguns pratos com carne de cordeiro. A feira tinbha estandes das unidades de toda a Embrapa espalhados pelo país e cada um mostrava seus trabalhos e fazia eventos especiais.
Convidado por Sérgio Gonzaga, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé, fomos a Brasília, junto com Luis Mário Fros e Luis Felipe Batalha, do projeto Cordeiro Natural, falar sobre ovino cultura e cozinhar. Chegamos dia 23 e ficamos até o dia 26, participando de três oficinas de carne ovina. No sábado, 24, além de fazer a palestra, preparei um prato de cordeiro com shiitake e o Sérgio Gonzaga um cordeiro com curry. As pessoas que se inscreveram na oficina adoraram. No domingo, repetimos a dose, preparando um cordeiro com batatas e cenouras. E, na segunda-feira, com convidados especiais, preparamos outro cordeiro com curry, batatas e cenouras e mais um churrasco na grelha, à moda uruguaia, este coordenado pelo Luis Mário Fros, que é “castelhano”.
O Luis Felipe Batalha ajudava na coordenação, pois seu projeto Cordeiro Natural foi um dos patrocinadores de nossa viagem. Ele, com seu pai, Luis Eduardo Batalha, desenvolvem um projeto para a criação de 100 mil cordeiros/ano para oferta ao mercado nacional, onde a demanda é maior do que a oferta. O projeto está sendo iniciado na Fazenda Guarda Velha, em Pinheiro Machado, onde já enncontram centenas de ovelhas higlander e texel. Agora, eles estão importante sêmem do carneiro campeão higlander da Nova Zelândia.
Vários conhecidos prestigiaram minhas “cozinhadas”, como as jornalistas Márcia Marinho, assessora do deputado Afonso Hann, Thais D´Avila, do Canal Rural, Atanagildo Brandolt e sua esposa Paula, o fotógrafo Luiz Ávila e muitos mais, além da Estefanía Damboriarena, analista de mercado da Embrapa Pecuária Sul.
Foi uma grande iniciativa da Embrapa Pecuára Sul em benefício da ovinocultura brasileira. Muitos brasilienses que nunca tinham visto uma ovelha adoraram saber sobre o assunto, conhecer as diferentes raças, saber detalhes sobre sua carne e como se preparam os pratos e o churrasco. A idéia foi do Ségio Gonzaga, que está de parabéns pelo sucesso. Distribuimos folhetos com as receitas e levei alguns dos meus livros e também distribui entre os visidentes. Agora, segundo o Sérgio, vamos preparar um folheto maior, com minha palestra e todos os dados das oficinas realizadas.

Um comentário:

Unknown disse...

Bhááá, ainda bem que estas comilancas do Ucha, sao esporádica, caso contrario estariamos todos no cardiologista, nutrologos e outros mais, inimigos do peso. Bueno, ca pra nos, só um Santanese sabe preparar uma ovelha a moda da fronteira.
Parabens pelo sucesso e volte logo !!!!
Atanagildo Brandolt - Brasília