terça-feira, 11 de maio de 2010

Vinhos Guatambu na Expovinis

Uma das mais jovens vinícolas gaúchas, a Guatambu, de Dom Pedrito, estreou muito bem na Expovinis, feira realizada, em abril, em São Paulo. Walter José Pötter e sua filha, a enóloga Gabriela Pötter, diretores da vinícola Guatambu, apresentaram o cabernet sauvignon Rastros do Pampa 2007, o primeiro produto da vinícola da região da Campanha, e o gewürztraminer Luar do Pampa, elaborado com uvas colhidas manualmente na Serrinha de Dom Pedrito, o primeiro branco da Guatambu. É um vinho de coloração amarela clara, com reflexos platinados brilhantes, muito fresco e franco, com aromas florais. O lançamento em Dom Pedrito será dia 15.
Este ano a Guatambu Vinhos Finos ultrapassou as fronteiras gaúchas na venda de vinhos. Após o sucesso de comercialização do Rastros do Pampa 2008, que esgotou-se em poucos meses no mercado, a empresa lançou na Expovinis 2010, o maior encontro de winebusiness da America Latina, dois vinhos especiais: “Rastros do Pampa Premium”, um Cabernet Sauvignon safra 2009, com edição limitada de 12.000 garrafas, e um vinho branco Gewürztraminer, denominado “Luar do Pampa”, com edição limitada de 1.100 garrafas, este último assinado pelo enólogo uruguaio Alejandro Cardozo, especialista em vinificação de uvas brancas, com experiência na premiada vinícola Varela Zarrans, do Uruguai.
“Ficamos no estande Vinhos Brasil, organizado pela Ibravin e Sebrae, onde tever uma seção especial dos Vinhos da Campanha Gaúcha” – explica Gabriela Pötter, da Guatambu. Outra grande novidade, que a Guatambu está brindando, é que o Rastros do Pampa 2009 foi o único Cabernet Sauvignon selecionado entre os vinhos gaúchos para participar das harmonizações que vão percorrer o país por meio do programa “Para Saber o Sabor dos Vinhos do Brasil”, uma parceria entre a Federação Sommelier Internacional do Brasil (FSI-Brasil) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Conforme Orestes de Andrade Júnior,do Ibravin, a escolha ocorreu entre 83 amostras enviadas pelas empresas, que foram degustadas às cegas no último dia 6 de abril, na sede do Ibravin, por enólogos da Associação Brasileira de Enologia, Escola de Gastronomia UCS-ICIF, Federação dos Sommeliers Internacionais do Brasil (FSI) e representantes das empresas participantes. O resultado desta degustação técnica foi a seleção de 21 produtos das três principais regiões produtoras de vinho no País, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Vale do São Francisco.
Na sala de degustações da Expovinis, aconteceu a primeira edição do projeto “Para saber o sabor dos Vinhos do Brasil”, que nos meses de maio e junho será promovido em mais seis cidades gaúchas (Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Gramado e Flores da Cunha). As degustações harmonizadas destes selecionados vinhos serão ministradas por Jefferson Sanciento Nunes, presidente da Federação dos Sommeliers Internacionais do Brasil, com cardápios assinados por Mauro Cigolani.

Nenhum comentário: