terça-feira, 11 de maio de 2010

Brindando números positivos

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) abriu a participação histórica na Expovinis 2010 comemorando um crescimento de 12% na venda de vinhos finos e de mesa nacionais em 2009, contra apenas 2% dos importados. A comercialização de vinhos tintos finos ainda foi maior, de 15% no ano passado. Segundo o presidente do Ibravin, Júlio Fante, as cerca de 1,2 mil vinícolas existentes no Brasil – o dobro de cinco anos atrás – faturaram R$ 1,2 bilhão em 2009, um acréscimo de 60% em dois anos. O movimento geral da indústria brasileira de vinhos alcançou R$ 2,5 bilhões no ano passado, tendo por base os valores pagos pelo consumidor final. “Estamos recuperando mercado”, afirma. A retomada na venda de vinhos, depois de quedas consecutivas desde 2005, ocorreu no ano em que o Ibravin lançou, na Expovinis 2009, a campanha “Abra e se abra. Abra a sua cabeça. Abra um vinho do Brasil”, com um saca-rolhas feito pelos Irmãos Campana como ícone dos produtos verde-amarelos. “O consumidor realmente está se abrindo para os vinhos brasileiros e deixando o preconceito de lado”, observa Fante. Ele informa que os espumantes têm crescido anualmente uma média de 20% ao ano e o suco de uva 40%.Para aumentar a visibilidade dos vinhos brasileiros, o Ibravin, com apoio do Sebrae-RS e da Sedai (Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do RS), reservou o maior estande da Expovinis, com área de 676 m², quase o dobro do que o de 2009, para uma participação coletiva de 44 vinícolas nacionais. O diferencial é que, pela primeira vez, as três principais regiões produtoras de vinhos do País – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Vale do São Francisco (que congrega os estados da Bahia e de Pernambuco) – estiveram reunidas em um só local. “Quisemos mostrar a força, a diversidade e o estilo único do vinho brasileiro”, diz Fante. No ano passado, a presença dos Vinhos do Brasil já foi marcante, com estande de 352m² e participação de 25 vinícolas, mais do que o dobro de 2008, que teve 11 empresas presentes na Expovinis. Para o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, “a participação coletiva foi uma demonstração de força dos vinhos brasileiros e uma prova da organização crescente do setor, em busca constante por mais qualificação e espaço crescente no disputado mercado nacional”. Onze (11) empresas fizeram a sua estreia na Expovinis (Mioranza, Galiotto, Dom Cândido, Dom Bonifácio, Gran Legado, Vinícola Aliprandini, Vinícola Antonio Dias, Don Giovanni, Don Laurindo, Guatambú e Campos de Cima). “São empresas que estão buscando oportunidades em eventos importantes e de repercussão internacional”, observa Bertolini, acrescentando que “o apoio do Ibravin é fundamental para viabilizar a presença destas vinícolas no Expovinis”.

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