sábado, 17 de outubro de 2009

VIII Campeonato Cordeiro Paulista

Encerrou-se no dia 30 de setembro o VIII Campeonato Cordeiro Paulista – CCP, que teve início nos dias 10 e 11 de agosto com a chegada dos cordeiros na Central de Ovinos na Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP em Araçatuba. Este ano a Premix – Técnica em Suplementação é a patrocinadora da ração fornecida aos cordeiros que é a Ração Total Ovinos Crescimento + Fator Premium, além de ofertar 30 sacos da mesma ração aos proprietários dos lotes Grande Campeão, Reservado Grande Campeão e Terceiro Melhor Lote, que serão premiados com 10 sacos cada.
Os patrocinadores foram a Premix – Técnica em Suplementação, Divisão de Saúde Animal da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária e a Pontovinos. Agradecemos também o apoio da UNESP – Araçatuba, GEO – ATA (Grupo de Estudos em Ovinos de Araçatuba), Umbicura, Pontovinos e Revista Cabra & Ovelha. Os participantes deste grande evento da ovinocultura trouxeram 12 lotes totalizando 48 animais, descendentes de várias raças.
Os animais participantes foram cordeiros machos nascidos entre os dias 01 e 30 de junho, que na chegada à prova foram submetidos a exame clínico completo, vermifugação, vacinação contra clostridioses, com produtos fornecidos pela Tortuga, além de pesagem extra-oficial, realizados por residentes do Hospital Veterinário Luiz Quintiliano de Oliveira da Unesp, alunos da mesma instituição pertencentes ao GEO-ATA (Grupo de Estudos em Ovinos de Araçatuba) coordenados pelo Prof. Luiz Cláudio Nogueira Mendes e Diretoria do Núcleo de Criadores de Ovinos de Araçatuba.
Após os cordeiros terem passado por um período de adaptação alimentar e ambiental de uma semana, iniciou-se a contagem do ganho de peso da prova que passou a valer a partir do dia 18 de agosto, quando foi realizada a pesagem inicial oficial do campeonato, que teve média de peso de 21,90 kg. A pesagem final aconteceu no dia 29 de setembro, quando os cordeiros apresentaram um peso vivo médio de 34,53 kg, resultando em um excelente ganho de peso de 302 gr/dia em média!
Na Etapa de Ganho de Peso os lotes foram classificados pelo ganho médio diário dos três cordeiros com melhor desempenho do lote, ou seja, foi excluído do lote o cordeiro com desempenho inferior.
Este ano o confinamento teve uma duração de 49 dias, sendo sete de adaptação e 42 de pesagem oficial, obtendo um consumo médio diário de 1,430 quilos da ração da Premix, fornecida à vontade nos cochos automáticos.
Após 24 horas em jejum alimentar, os cordeiros apresentaram um peso vivo médio de 31,1 kg no dia 30 de setembro no Frigorífico Dom Pig em São Manuel/SP, onde foram abatidos. Os cordeiros foram pesados antes do abate para ser calculado os rendimentos das carcaças, que este ano obteve uma média de 47,5%.
A Etapa da Avaliação das Carcaças teve início após o resfriamento das mesmas. As carcaças foram avaliadas no Entreposto da ASPACO.
Os lotes foram classificados nesta etapa pela pontuação média obtida das três carcaças com as maiores pontuações de cada lote nos parâmetros mensurados, ou seja, foi excluída a pontuação da carcaça que obteve os menores valores.
Classificação O Campeonato Cordeiro Paulista finalizou-se com a seguinte classificação: Lote Grande Campeão: Criador Luciano Barbosa – Cabanha L.B., Araçatuba/SP – Cordeiros da raça Ile de France. Lote Reservado Grande Campeão: Criador Francisco Manuel Nogueira Fernandes – Fazenda Borborema, São Manuel/SP – Cordeiros da raça Ile de France. Terceiro Melhor Lote: Jurema Agropecuária, Macatuba/SP – Cordeiros da raça Dorper.
Objetivos O Campeonato Cordeiro Paulista tem como objetivo divulgar a ovinocultura, conhecer a performance das diferentes raças no desempenho de engorda dos cordeiros em confinamento, promover o consumo de carne de cordeiro e, principalmente, congregar os produtores. Patrocínio: Premix, Tortuga e Pontovinos. Apoio: Unesp – Araçatuba, GEO – ATA, Umbicura, Pontovinos e Revista Cabra e Ovelha.
Mais informações e os números da evolução do peso dos animais estão no site: www.aspaco.org.br/cpaulista/

Nenhum comentário: