As seis vinícolas brasileiras que participaram da Anuga, em Colônia, na Alemanha, conquistaram novos clientes. Aurora, Boscato, Casa Valduga, Irmãos Basso, Miolo e Salton integraram, de sábado (10) até quarta-feira (14), o estande coletivo do Projeto Wines From Brazil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e do Sebrae-RS.
A Aurora fechou dois importantes negócios na Feira Internacional de Alimentos da Alemanha. Um cliente de Gana, na África, cujas negociações começaram em maio, na Apas 2009, a maior feira do setor supermercadista no mundo, realizada em São Paulo, assinou o pedido de um contêiner com 600 caixas de Keep Cooler Black e 300 caixas de suco de uva Aurora. “Seremos a primeira vinícola brasileira a exportar para Gana”, comemora Rosana Pasini, supervisora de importação e exportação da cooperativa sediada em Bento Gonçalves, que já exporta para Nigéria e Angola. Também em Anuga, o importador da Aurora fechou a venda de mais um contêiner, com 2 mil caixas de Keep Cooler Black, vinhos e espumantes. Os produtos serão embarcados em novembro.
Destaque na maior feira de alimentação e bebidas do mundo, o Keep Cooler, que foi lançado no ano passado na Europa, será comercializado em uma rede de supermercados com 30 pontos na região de Berlim. Mais nove pontos de venda de outra rede de supermercados venderão os produtos da Aurora no Sul da Alemanha. “Os produtos serão entregues na semana que vem”, diz Rosana Pasini.
A Wein-Brasilien, importadora da Casa Valduga, da Miolo e da Salton, negociou três contêiners, com 2 mil caixas cada um, de vinhos e espumantes para dez novos clientes na Alemanha, Letônia e Suécia. “A qualidade dos vinhos brasileiros, que no começo era uma surpresa, cada vez mais é uma certeza para os europeus”, afirma Helmut Fritzsche, diretor-proprietário da empresa.
A Bottiglia di Vino, importadora da Boscato, negociou 300 caixas de vinho para um atacadista de Frankfurt e encaminhou uma parceria com um grande distribuir francês, além de estabelecer uma série de contatos com clientes de toda a Europa. “A feira foi excelente”, diz Ana Maria Rodrigues Hoffmann.
A vinícola Irmãos Basso, que fez a sua estréia em feiras internacionais, encaminhou bons contatos para ter um importador na Europa. “A feira superou a expectativa inicial, porque não esperava ter perspectivas tão concretas de fechar negócios”, fala Maria Angélica Rech, supervisora de exportação. Ela observa que sentiu bastante abertura à vinícola caxiense, principalmente por ser uma marca nova no mercado europeu. “A aceitação dos nossos produtos, em especial o espumante brut, foi excelente”, festeja.
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