sábado, 24 de outubro de 2009

Cordeiro já vem salgado

Estive num almoço de apresentação dos hotéis Des Isles e Des Ormes, na Normandia, França, e o que mais me chamou a atenção – além da beleza do lugar e dos dois pequenos hotéis-de-charme – foi a referência ao “cordeiro do pré salé”. A gaúcha Flávia de Mello, que é donas dos hotéis, junto com o marido, o moçambicano José de Mello, também chef, disse-me que estes cordeiros têm uma carne com um gosto todo especial, pois se alimentam do pasto que cresce, na maré baixa, em áreas antes ocupadas pelo mar. Já ficam pré-salgados. Deve ser diferente mesmo. Aqui, há quem diga que isso já acontece com a carne dos cordeiros criados nos campos de Mostardas, mas já comi bons cordeiros criados pelo Betão e pela Anette, naquela região, e não senti esta diferença.
Sobre os hotéis, são maravilhosos, pequeninhos, lindos, elegantes e sofisticados. Flávia Araujo Santos, hoje Madame Mellô, é gaúcha de Porto Alegre. Conhecia-a, nos anos 80, quando tinha a Flaviatur, em Porto Alegre. Ela foi para Portugal, lá casou com o moçambicano José Mello, foram para a França, trabalharam em hotelaria e acabaram comprando duas mansões, na Normandia, que transformaram nos dois hotéis-boutiques. Como José é chef, cada hotel tem restaurantes que procuram apresentar comidas de categoria. O chefe de um deles foi aluno de Alain Ducasse.
Flávia é decoradora e se esmerou na criação dos ambientes, os quais são modificados periodicamente. Como são, também, boutiques, todos os móveis, quadros e utensílios estão à venda para os hóspedes. É só olhar na parte posterior dos quadros e móveis e se encontra a etiqueta com o preço. Ambos oferecem belas vistas para o mar.
Flávia e José vieram ao Brasil apresentar seus hotéis aos operadores de viagens e pretendem, em 2010, realizar um Festival de Gastronomia Brasileira, levando quatro chefs brasileiros – do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Amazonas -, artesanato e música para mostrar aos franceses e ingleses, que são os principais hóspedes dos hotéis.
Vale a pena dar uma olhada no site dos hotéis – WWW.hoteldesormes.fr – e ver as belíssimas fotos das paisagens da região e também as bonitas e bem cuidadas instalações, inclusive do restaurante Le Rivage. O e-mail é hoteldesormes@wanadaoo.fr . Apesar de bonita, aquela região da França ainda é pouco conhecida turísticamente. Fávia e José foram pioneiros em hotelaria e, hoje, são considerados a “locomotiva turística” que apresentou a região para o mundo. Entre as muitas atrações da região, estão o famoso Mont Saint Michel e as praias da Normandia onde os Aliados desembarcaram na II Guerra Mundial.

Um comentário:

blog do paulorenatorodrigues disse...

Amigo Ucha,

I - O blog está cada vez melhor; II - A região da Bretanha/Normandia é o meu objetivo em termos de viagem. Dizem maravilhas da culinária daquela região;
III - Considero o cordeiro de Mostardas como o melhor de todos. Sabes que sou do Alegrete, respeito o borrego de Santana, gostei muito do cordeiro premium de Herval - onde fui gerente do BB - mas o do Beto e da Annete é imbatível a meu juízo. Um grande abraço. Paulo Renato