quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Em defesa do queijo serrano

Um bom vinho, acompanhado por um queijo gostoso, é um prazer dos deuses. E não precisa ser, necessariamente, um queijo sofisticado. Eu, particularmente, me criei comendo queijo colonial e queijo serrano e gosto deles, embora saiba apreciar um bom francês ou um suíço.
Por isso, estou apoiando o trabalho que vem sendo feito na serra gaúcha pela legalização do queijo artesanal serrano.
No dia 20, a questão foi debatida em reunião realizada na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado. O prefeito da cidade, o meu amigo José Ivo Sartori, companheiro desde os bons tempos do MDB, o prefeito de Bom Jesus, José Paulo de Almeida e secretários da Agricultura dos demais municípios que integram o grupo de trabalho, bem como representantes do setor produtivo discutiram uma forma de tornar possível a regularização de fabricação e comercialização do queijo.
O queijo serrano tem diferenciais do colonial desde a matéria-prima, que vem de gado de corte ou cruzado, até a pastagem que é de campo nativo. É produzido com leite gordo, por isso é um queijo mais amanteigado que o colonial e tem origem portuguesa.
Segundo o prefeito de Bom Jesus, mais de cinco mil famílias da região dependem da produção do queijo artesanal serrano. Os estudos realizados mapearam os municípios que apresentam as condições necessárias para a produção: Bom Jesus, Cambará, Campestre, Caxias do Sul, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria. Ficou marcada nova reunião para o dia 29 na Secretaria da Agricultura, em Porto Alegre, para detalhar os procedimentos que serão adotados pelos órgãos para regularização da produção. Vamos lá todos os amantes do queijo serrano!

Nenhum comentário: